Página Principal > Saúde & Tecnologia > Zika na gravidez: vacina previne transmissão
close de um mosquito pousado na mão de indivíduo

Zika na gravidez: vacina previne transmissão

Tempo de leitura: 1 minuto.

Segundo dados divulgados na revista Nature Communications e na Agência Brasil, em testes pré-clinicos a vacina contra Zika desenvolvida pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) preveniu a transmissão do vírus em animais e, durante a gestação, o contágio dos filhotes.

O objetivo dos testes realizados foi impedir que o vírus Zika cause microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central em camundongos e macacos. Com a aplicação da vacina, foi possível prevenir tanto a transmissão para os animais quanto o contágio de seus filhotes.

No grupo controle, as fêmeas de camundongos que não receberam a vacina tiveram aborto por causa da transmissão do vírus ou seus filhotes nasceram com microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central.

Os testes pré-clínicos foram realizados simultaneamente no National Institutes of Health (NIH), Universidade do Texas e Universidade de Washington, nos Estados Unidos. A previsão é de que testes em humanos sejam realizados a partir de 2019, na Fiocruz/Biomanginhos, no Rio de Janeiro.

Veja também: ‘Medicamento para hepatite C protege células dos danos causados pelo vírus Zika’

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *