Leia mais:
Leia mais:
Quiz sobre traumas mamilares
Orientações da nova diretriz de manejo da ascite e complicações na cirrose
Quiz: Homem procura atendimento com queixa de hiperemia na mama. Qual o diagnóstico?
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Whitebook: sangramento vaginal

Zika na gravidez: vacina previne transmissão

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Segundo dados divulgados na revista Nature Communications e na Agência Brasil, em testes pré-clinicos a vacina contra Zika desenvolvida pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) preveniu a transmissão do vírus em animais e, durante a gestação, o contágio dos filhotes.

O objetivo dos testes realizados foi impedir que o vírus Zika cause microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central em camundongos e macacos. Com a aplicação da vacina, foi possível prevenir tanto a transmissão para os animais quanto o contágio de seus filhotes.

No grupo controle, as fêmeas de camundongos que não receberam a vacina tiveram aborto por causa da transmissão do vírus ou seus filhotes nasceram com microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central.

Os testes pré-clínicos foram realizados simultaneamente no National Institutes of Health (NIH), Universidade do Texas e Universidade de Washington, nos Estados Unidos. A previsão é de que testes em humanos sejam realizados a partir de 2019, na Fiocruz/Biomanginhos, no Rio de Janeiro.

Veja também: ‘Medicamento para hepatite C protege células dos danos causados pelo vírus Zika’

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar