Medicamento para hepatite C protege células dos danos causados pelo vírus Zika

Antiviral utilizado no tratamento da hepatite C, protege as células de danos causados pelo vírus Zika, indica uma nova pesquisa conduzida pela Fiocruz.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O sofosbuvir, antiviral utilizado no tratamento da hepatite C, protege as células de danos causados pelo vírus Zika, indica uma nova pesquisa conduzida pela Fiocruz. Os autores acreditam que o medicamento tem potencial para se tornar uma opção no tratamento da doença.

O sofosbuvir é clinicamente aprovado para uso contra a hepatite C, tendo com alvo a enzima mais conservada entre os membros da família Flaviviridae – da qual o ZIKV também faz parte – , a RNA polimerase. A semelhança entre as doenças foi uma das razões que motivou o estudo.

Veja também: ‘Abordagem ao paciente com febre e mialgia’

O sofosbuvir inibiu a RNA polimerase do ZIKV, direcionando resíduos de aminoácidos conservados, em diferentes sistemas celulares, como células hepáticas (Huh-7), neuronais humanas (SH-Sy5y), uma linhagem de células de rim de hamster (BHK-21) e em organoides cerebrais (minicérebros cultivados a partir de células-tronco, que reproduzem os estágios iniciais da formação do cérebro). Essa proteção foi observada mesmo quando as células foram submetidas a altos títulos virais.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Para além da inibição direta da RNA polimerase, observou-se também que o fármaco induziu um aumento nas mutações A-para-G no genoma viral.

Para os pesquisadores, mais investigações são necessárias antes dos ensaios com pacientes, mas os primeiros resultados indicam que o sofosbuvir tem potencial para reduzir os danos provocados pela infecção e se tornar uma opção no tratamento da doença, até que uma vacina seja desenvolvida.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão