Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.
Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.
O Whitebook tem mais de 9 mil conteúdos em diversas categorias e especialidades médicas. O blog, esta semana, traz cinco condutas clínicas que você não pode deixar de conferir no aplicativo.
Medicina Interna > Infectologia
Sífilis:
De 2010 a junho de 2021, foram notificados no Sinan um total de 917.473 casos de sífilis adquirida, dos quais 51,7% ocorreram na região Sudeste; 22,4% no Sul; 13,4% no Nordeste; 6,9% no Centro-Oeste e 5,6% no Norte. Logo, é frequente o atendimento de pacientes com essa doença. No conteúdo você pode encontrar os exames para diagnósticos, apresentação clínica, além da abordagem terapêutica completa.
Ginecologia e Obstetrícia > Condutas Ginecológicas
Sangramento Uterino Anormal:
Não é incomum mulheres se queixarem de “sangramento vaginal” na emergência. No conteúdo de Sangramento Uterino Anormal você encontra as diferentes etiologias, abordagem diagnóstica e terapêutica, auxiliando o médico no manejo.
Medicina Interna > Infectologia
Interações dos Antirretrovirais:
Quem nunca atendeu pacientes em uso de TARV e teve dúvidas sobre interações medicamentosas? Nesse conteúdo, listamos os medicamentos contraindicados em pacientes em uso de antirretrovirais, além dos que necessitam de ajuste de dose e aqueles livres de interação.
Cirurgia e Especialidades > Condutas Cirúrgicas
Isquemia Mesentérica Aguda:
A isquemia mesentérica aguda é uma condição clínica potencialmente fatal. Você lembra de quando suspeitar e o manejo terapêutico? Acesse o conteúdo e relembre os principais pontos do tema.
Atlas de Dermatologia > Lesões Dermatológicas
Melanoma:
O melanoma é o tipo mais grave de câncer de pele. Para recordar as suas características e facilitar no diagnóstico precoce, verifique o tema no nosso altas. Nele, constam os tipos extensivo superficial, nodular e acral.
E aí, gostou de saber mais sobre os nossos conteúdos? Deixe seu comentário! 😊
Coautora: Dra. Juliana Fróes, clínica geral.
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED
Abraços,
[simple-box-author] Autor(a):
Seu comentário será analisado e publicado em breve, se estiver em conformidade com os nossos Termos de Uso.