Leia mais:
Leia mais:
O ressurgimento da sífilis
Quiz: Sífilis adquirida e Sífilis congênita
Sífilis congênita: panorama clínico [podcast]
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Maio chegou e com ele muitas novidades no Nursebook! [Blog do Nursebook]

O ressurgimento da sífilis

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Uma das mais antigas doenças na humanidade, a sífilis, consiste em uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum subsp. Pallidum, com sequelas significativas graves quando não tratada devidamente. Considera-se que o patógeno foi responsável inicialmente por uma grande epidemia na Europa no período do renascimento, após introdução da mesma no oeste europeu e sua subsequente disseminação global. Após a era do surgimento dos antimicrobianos após a Segunda Guerra Mundial, a incidência da sífilis apresentou variações sem erradicação, até uma redução significativa da incidência marcada nas décadas de 1980 e 1990 durante a crise do HIV/AIDS, devido às consequentes alterações no comportamento sexual em diferentes comunidades, alteração das populações afetadas, mortalidade relacionada à AIDS, e a profilaxia antimicrobiana das doenças oportunistas.

A partir do início do século XXI, observa-se o ressurgimento substancial dos casos de sífilis em inúmeros países em todo o mundo, predominantemente associado com populações de homens que fazem sexo com homens (HSH) e heterossexuais no contexto de alto risco sexual assumido. A sífilis continua como uma doença que requer atenção ao diagnóstico precoce e tratamento, especialmente devido ao risco de transmissão uterina e a sífilis congênita.

sífilis

As cepas

Os estudos genômicos da espécie bacteriana têm permitido o rastreio cronológico dos clones e cepas que emergiram nos últimos séculos, com a descrição de duas linhagens filogenéticas predominantes: SS14 e Nichols. A linhagem SS14 representa a maioria dos genomas publicados e descreve-se o seu surgimento a partir da década de 1950, com expansão das sublinhagens a partir de 1990. a linhagem Nichols é caracteristicamente limitada às cepas laboratoriais nos Estados Unidos com poucos casos clínicos descritos. Devido a ausência de possibilidade cultura bacteriana de Treponema pallidum em laboratório, com exceção de crescimento em coelhos, os estudos evolutivos da espécie são de caráter incompleto até o momento.

Estudo

De forma a agregar informações atualizadas e conhecimento sobre a epidemiologia molecular e padrão evolutivo de Treponema pallidum, Beale e colaboradores (2021) realizaram um estudo envolvendo a técnica de sequenciamento genômico total (direct whole genome sequencing – WGS) para a avaliação filogenética atual da sífilis a partir de pacientes da África, Ásia, América Central, América do Sul e Austrália, no período de 1951 a 2019. Foram também incluídos e avaliados dados detalhados quanto às variações genômicas da espécie bacteriana isoladas de casos de sífilis na América do Norte e Europa. 

Para tais finalidades, um total de 726 genomas de Treponema pallidum foram utilizados. Desses, 577 consistiram de genomas novos sequenciados diretamente a partir de amostras clínicas e 16 após passagem por cultura em coelhos. Os genomas representam amostras obtidas de 23 países, incluindo regiões com descrição genômica prévia deficiente. Cerca de 697 genomas (96%) foram obtidos de casos clínicos após o ano 2000. As análises filogenéticas alocaram todos os genomas das cepas isoladas até 2019 em uma das linhagens predominantes (SS14 e Nichols), sendo que 590 (81,3%) foram associadas à linhagem SS14 e 136 (18,7%) à linhagem Nichols.

Em 12 dos 23 países, ambas as linhagens estiveram circulantes, com predominância da SS14. Adicionalmente, as cepas da linhagem Nichols apresentaram maior variação genômica quanto aos nucleotídeos, sugerindo diversificação prolongada por períodos longos anteriores, porém com destacadas duas expansões clonais recentes em grupos de países específicos:

  • Canadá, Hungria, Espanha e Reino Unido;
  • Austrália, Canadá, França, Irlanda, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos.

Leia também: Atualização sobre o tratamento de infecções por Gram-negativos AmpC positivos e outras multirresistentes

Por outro lado, as cepas da linhagem SS14 apresentaram genomas filogeneticamente relacionados em 18 países de seis continentes, em sua maioria nos 20 anos recentes até 2019, incluindo regiões idênticas nos core dos genomas de cepas isoladas de 14 diferentes países, indicando significativa transmissão internacional. Os autores observaram ainda uma expansão ocorrendo ao final da década de 1990 até o ano 2000 em diante, liderada por sublinhagens específicas de Treponema pallidum circulantes atualmente, e não existentes previamente em períodos superiores a 30 anos atrás. Tal expansão pode estar relacionada com a alteração do perfil epidemiológico, evasão imune ou perfil adaptativo frente a pressão antimicrobiana seletiva, já que as linhagens atuais da sífilis apresentam caracteristicamente a resistência aos macrolídeos.  

Maiores detalhes sobre os dados relevantes desse estudo podem ser verificados na referência abaixo.

Referências bibliográficas:

  • Beale, M.A., Marks, M., Cole, M.J. et al. Global phylogeny of Treponema pallidum lineages reveals recent expansion and spread of contemporary syphilis. Nat Microbiol 6, 1549–1560 (2021). https://doi.org/10.1038/s41564-021-01000-z

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.