Página Principal > Residência Médica > 7 técnicas para estudar sem perder a concentração
medicina legal e perícia médica

7 técnicas para estudar sem perder a concentração

Tempo de leitura: 2 minutos.

Com tantas distrações no dia a dia, muitas vezes é difícil parar e se concentrar nos estudos. Para o estudante de medicina ou profissional, não tem jeito, estudar e se atualizar devem fazer parte da rotina. Felizmente, na literatura existem diversas técnicas de concentração para esses momentos, veja aqui algumas delas:

Antes de começar,

1. A alimentação e hidratação são fundamentais! Um estudo inglês indica que pessoas com sede levam mais tempo para completar tarefas.

2. Se possível, escolha um ambiente de estudos organizado, limpo, silencioso e, principalmente, confortável. Quanto menos distração, melhor.

3. Programe-se! Faça um roteiro dos temas que precisam ser estudados, com uma previsão de quanto tempo você deve dedicar a cada tópico. Faça o possível para se manter dentro da programação.

Além disso, é importante usar a tecnologia como sua aliada. Para evitar distrações, estipule um tempo – por exemplo, a cada 30 minutos – para verificar suas notificações no celular.

4. Com tudo pronto, separe 10 minutos antes de começar para fazer atividades divertidas, como ver vídeos, publicar nas redes sociais, visitar sites de humor/notícias e etc. Essa pequena descontração ajuda a relaxar antes de iniciar os estudos. Mas atenção: não ultrapasse esse prazo.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Mãos à obra!

5. Fragmente seu estudo! Essa dica é essencial para aqueles que se cansam de estudar rapidamente. Ao invés de ficar 6 horas estudando sem parar, faça sessões – de no mínimo, 30 minutos – de estudo, nas quais você poderá ficar totalmente imerso no que está fazendo, mas não se cansará muito. Após o tempo estipulado, faça algo leve como alongamentos, beber água ou simplesmente andar um pouco. Depois, de volta aos estudos!

6. Mais exercícios/práticas e menos leituras. Um volume muito grande e leitura vai te cansar mentalmente muito mais rápido. Se possível, reduza essa quantidade e concentre-se em fazer exercícios e praticar. Essa técnica também ajuda a memorizar melhor o conteúdo.

Veja também: ‘5 técnicas de estudo que todo aluno de medicina deve conhecer’

E na hora de fazer o resumo…

7. Prefira palavras-chaves, listas ou pequenas anotações à frases ou parágrafos. Ao revisitar o conteúdo, você terá mais facilidade de absorver a informação, além de economizar tempo com uma leitura muito mais simples e direta.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.