Covid-19: experiências exitosas e o protagonismo do enfermeiro

Em meio à pandemia de Covid-19, o trabalho da enfermagem vem se destacando e sendo reconhecido pela população. Saiba mais.

Um ano depois do início da pandemia da Covid-19, o Brasil registrou, no início de maio, mais de 15 milhões de casos confirmados e de 421 mil óbitos.

Enfermagem e a Covid-19

No ano de 2020 foi comemorado o Ano Internacional da Enfermagem em comemoração ao bicentenário do nascimento de Florence Nightingale, precursora da enfermagem. Em meio à pandemia, o trabalho da categoria vem se destacando e sendo reconhecido pela população.

A campanha global Nursing Now lançada em 2019 no Brasil e ampliada a vigência até o final de junho 2021 conta com as seguintes metas traçadas no país: investimento para melhorar a educação e o desenvolvimento dos profissionais da enfermagem com destaque para o aspecto da liderança, melhoria das condições de trabalho dessa classe profissional e disseminação de práticas inovadoras e efetivas na enfermagem com base em evidências científicas.

Os enfermeiros são verdadeiros protagonistas e autores de experiências exitosas em todas as regiões do país, destacadas abaixo:

No Mato Grosso, em uma clínica escola integrada ao Sistema Único de Saúde foi implantado um serviço de  triagem  da  Covid-19, elaborado por gestores, professores e acadêmicos de enfermagem através de um plano para controle, que incluía a realização do diagnóstico situacional, implantação de protocolos e instrumentos de gestão, treinamentos por simulação realística e implementação de protocolos das medidas de controle, o que contribuiu para o controle da Covid-19, o retorno das atividades presenciais na unidade de ensino e para a formação de enfermagem.

A organização e ativação de uma estrutura assistencial e destiná-la, exclusivamente, ao atendimento de pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19 em um hospital universitário no Paraná contou com líderes da enfermagem em todas as etapas e processos necessários, exercendo as seguintes competências: comunicação, tomada de decisão, liderança, administração e gerenciamento, assistência à saúde e educação permanente. 

Em Maceió, a fim de organizar e otimizar as estratégias para o enfrentamento da Covid-19, implementa na Atenção Primária à Saúde, as Unidades de Referência para Síndromes Gripais com o profissional enfermeiro na organização, coordenação e manutenção do cuidado de serviços de saúde para enfrentamento da pandemia.

Leia também: Covid-19: Um terço dos profissionais de enfermagem mortos é do Brasil

Considerações

Desde o início de 2020, o mundo precisou se reinventar e se redescobrir diante da pandemia enfrentada. Os enfermeiros, em todo o país, tem se destacado na linha de frente do combate à Covid-19, assumindo o protagonismo assumindo cargos confiados durante este período, como coordenadores de hospitais e centros de triagem.

Para saber mais sobre esse e outros temas, continue acompanhando aqui no Portal Pebmed e  no App Nursebook. Se você ainda não baixou, ele está disponível no App Store e na Play Store. Aproveite, o conteúdo do app está totalmente liberado!

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.