No calendário mundial, o dia 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. Orgulho de ser quem é!
Ao longo do mês, o Nursebook trouxe temas relevantes e abordagens pertinentes à enfermagem.
Com o artigo da nossa editora chefe Thalita Breda, abordamos a importância e o siginificado do mês de junho para o movimento LGBTI+.
Também foram abordadas as demandas de saúde da população LGBTI+ e o papel do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde, pelo SUS.
O artigo do colunista Rafael Rodrigues especialista em Atenção Psicossocial sobre orientação sexual, identidade e expressão de gênero informou sobre o respeito e a aceitação da existência do outro como indivíduo único na sociedade. Além de elucidar sobre sexo biológico, atração e orientação sexual e sobre identidade de gênero. Vale leitura!
Para testar seus conhecimentos após o artigo, criamos um QUIZ sobre o tema. Faça já!
Também tivemos um artigo que abordou sobre A Política Nacional de Saúde LGBTI+ que foi um verdadeiro marco no reconhecimento da vulnerabilidade e da luta por direitos da comunidade.
O Nursebook também participou de uma parceria com os canais Portal PEBMED e Whitebook que juntos realizaram o primeiro podcast integrado sobre saúde LGBTI+ que você pode ouvir aqui: Podcast Saúde LGBTI+. O papo contou com o médico de família e comunidade, Renato Bergallo, com o médico Renato Gil, especialista em medicina da família e criador do grupo de médicos especializados no atendimento LGBTI+, e também com o enfermeiro obstetra e mestre em Enfermagem, Thiago de Freitas França, para discutirem sobre a saúde da população LGBTI+.
Segundo o Sinan, no período entre 2015 a 2017 foram registradas 778.527 notificações de violências, sendo 24.564 contra a população LGBTI+ e no artigo Perfil das notificações de violência em LGBT registradas no Sinan, falamos um pouco sobre esses dados e como combater o preconceito e a discriminação contra essas minorias.
Por fim, o mês além de comemorativo, se faz também, reflexivo e combativo. Cabe aos profissionais da área da saúde assumirem a responsabilidade de promover sempre o debate pelo desenvolvimento técnico, científico, cultural e político em favor das minorias sexuais e de gênero.
Com o artigo 28 de junho: Dia de luta, reflexão e transformação social em prol da população LGBTI+, a enfermeira Isabelle Gaspar, especialista em gênero e sexualidade encerra o mês falando sobre as vitórias da população LGBTI+ e da longa jornada que essas pessoas enfrentam no seu dia a dia. Vale a leitura!
Lembrando que o Nursebook está com acesso liberado por tempo limitado, se você ainda não tem, no seu celular, é só baixar na App Store e na PlayStore. Sigam o Nursebook também nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!