No mês de junho tivemos alguns destaques no Portal PEBMED. Dentre eles, os conteúdos dedicados ao mês LGBTQIA+, o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil e muito mais.
Confira no infográfico abaixo com o Top 10 de conteúdos de Junho:
Durante o mês de junho, acompanhamos a aceleração da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, mas o número de casos continuou em um patamar alto. Por isso, os principais temas publicados no Portal PEBMED ainda giraram em torno da pandemia e apareceram em nosso TOP 10. Além deles, também ganharam destaque o mês LGBTI+; a tirzepatida, um novo antidiabético; e um quiz.
10º lugar: Quiz: mulher com vesículas e parestesia na perna. Qual o diagnóstico?
No nosso TOP 10 de junho está um caso de uma paciente de 53 anos, sem comorbidades, que apresentou queixa de lesões dolorosas e dormência em parte posterior da coxa. A mulher havia passado o final de semana na praia. Qual o possível diagnóstico?
9º lugar: O mês de junho e a sua importância para o Movimento LGBTI+
O dia 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Essa data é o marco-zero da luta pelos direitos LGBTI+ nos EUA e no mundo. Para abrir o mês, a editora-chefe de Enfermagem do Portal PEBMED relembrou os principais pontos de atuação da enfermagem pensando neste público.
8º lugar: ADA 2021: tirzepatida – a nova droga potencial para controle glicêmico no diabetes
Outro destaque do mês foi a apresentação dos resultados do estudo SURPASS-1 durante o congresso da American Diabetes Association. Nele, a tirzepatida apresentou resultados animadores para o diabetes: aproximadamente nove a cada dez pacientes que apresentaram uma hemoglobina glicada <7%.
7º lugar: Tofacitinibe em pacientes hospitalizados com pneumonia por Covid-19
Após mais de um ano de pandemia, os pesquisadores se animaram novamente com um medicamento potencial: o tofacitinibe. O estudo STOP-COVID, realizado no Brasil, demonstrou diminuição do risco de morte e insuficiência respiratória em pacientes hospitalizados com pneumonia pela Covid-19. Falamos sobre os principais dados no Portal PEBMED.
6º lugar: Covid-19 e antibioticoterapia
Diante do uso indiscriminado de antibióticos na Covid-19, que pode levar à resistência bacteriana, fizemos uma revisão sobre coinfecções. Nela, ressaltamos quando utilizar antimicrobianos nestes pacientes. O texto também ganhou destaque em junho.
5º lugar: Covid-19: Moderna anuncia resultados eficazes da vacina em adolescentes de 12 a 17 anos
No TOP 5 do Portal PEBMED, como não poderia ser diferente, entram os temas de vacinação contra a Covid-19. No início do mês, a Moderna anunciou os resultados de seu imunizante nos primeiros testes com adolescentes de 12-17 anos. Os dados iniciais sugerem que a vacina foi 93% eficaz depois de uma dose na prevenção de casos leves.
4º lugar: Atestado médico para vacina contra Covid-19: sua elaboração e implicações éticas
No mês de junho, diversas cidades realizaram a vacinação de pacientes com comorbidades. Para auxiliar os médicos que precisavam emitir um atestado de doença, elaboramos uma revisão sobre a elaboração e implicações do documento. O texto foi um dos mais acessados do Portal PEBMED.
3º lugar: Miocardite após vacina de mRNA contra a Covid-19: o que precisamos saber?
Entrando nos efeitos adversos das vacinas, em terceiro lugar de acessos do mês ficou uma notícia sobre casos de miocardite. Segundo o CDC norte-americano, eles podem estar relacionados ao imunizante que usa tecnologia de mRNA, mas ainda não há dados conclusivos sobre essa relação.
2º lugar: Corticoide para Covid-19: dexametasona ou metilprednisolona?
Voltando à busca de melhor tratamento para Covid-19, um estudo teve destaque ao comparar a eficácia de dois corticoides. Os resultados sugerem que a metilprednisolona tem melhores resultados no estado clínico e na dependência de ventilação mecânica que a dexametasona para pacientes hospitalizados.
1º lugar: Vacina da Janssen contra Covid-19 chega ao Brasil: quais os principais efeitos colaterais?
Um estudo de efeitos colaterais da vacina da Janssen foi o que teve mais acessos durante o mês de junho no Portal PEBMED. Segundo os dados, o único imunizante de dose única contra a Covid-19 a chegar no país teve como eventos adversos mais comuns: dor local, cefaleia, fadiga, mialgia e náuseas. Além disso, pelo menos um caso de trombose com trombocitopenia foi reportado como associado à vacina.