O primeiro imunizante contra a Covid-19 aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso aqui no Brasil foi a vacina Comirnaty, da Pfizer, a príncípio apenas para maiores de 16 anos.
No último dia 11 de junho, crianças e adolescentes com idade igual ou superior a 12 anos passaram a ter autorização da Anvisa para que também pudessem receber a vacina. Em breve, a bula deve receber modificações para que a faixa etária esteja incluída nas indicações para aplicação da vacina.
Saiba mais: Covid-19: Gestantes só devem tomar CoronaVac ou Pfizer, orienta Ministério da Saúde
Entretanto, o Ministério da Saúde reforça que irá realizar primeiramente a vacinação de todas as pessoas acima de 18 anos e grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. A Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças realizará ainda discussões acerca da operacionalização da vacinação de crianças e adolescentes a partir dos 12 anos.
A liberação
A decisão da Anvisa em liberar a vacinação para esta faixa etária tomou como base estudos desenvolvidos no âmbito internacional, que demonstraram segurança e 100% de eficácia da vacina nessa faixa etária. Atualmente, a eficácia da vacina Pfizer também está sendo testada em bebês e crianças de 6 meses a 11 anos, nos Estados Unidos e Europa.
Leia também: Rio aprova: Grávidas que tomaram AstraZeneca podem agora receber 2ª dose da Pfizer
Referências bibliográficas:
Brasil (BR). Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças com mais de 12 anos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-autoriza-vacina-da-pfizer-para-criancas-com-mais-de-12-anos.