Nursebook e acessibilidade da pessoa com Surdez

O mês de setembro é marcado por reflexões importantes, lutas, conscientização da Cultura Surda e conquista das pessoas com surdez. Saiba mais!

surdez

A surdez

A deficiência auditiva é a perda da audição de forma bilateral, podendo ser parcial ou total, diagnosticada por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz (BRASIL, 2005). Considera-se uma perda auditiva leve de 25 a 40 dB, moderada de 41 a 70 dB, severa de 71 a 90 dB e profunda de 91 dB ou mais. A surdez pode ser causada por desordens genéticas, causas pré-natais ou perinatais, hereditárias ou disacusias adquiridas em outras fases da vida (ALVES, 2012 & VIEIRA; et al, 2017).
A semana dos dias 20 a 26 de setembro é intitulada, desde 1958, como A Semana Internacional dos Surdos. Aqui no Brasil, o dia 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo em referência à primeira escola de surdos do Brasil, INES. A conscientização acerca da História dos Surdos, a valorização da Língua de Sinais, Educação dos Surdos e Cultura Surda são importantes conquistas de acessibilidade.
Em 24 de abril de 2002, por meio da Lei nº 10.436, a Libras, Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como língua e meio de comunicação e expressão no Brasil. Em dezembro de 2005, essa Lei foi regulamentada pelo Decreto nº 5.626.
No âmbito da saúde e assistência de enfermagem como membro da equipe multiprofissional ao paciente surdo, o artigo nº25 garante que: “(…) o Sistema Único de Saúde – SUS e as empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde, na perspectiva da inclusão plena das pessoas surdas ou com deficiência auditiva em todas as esferas da vida social, devem garantir, (…) a atenção integral à sua saúde, nos diversos níveis de complexidade e especialidades médicas, efetivando:
  • Ações de prevenção e desenvolvimento de programas de saúde auditiva;
  • Tratamento clínico e atendimento especializado, respeitando as especificidades de cada caso;
  • Atendimento em reabilitação por equipe multiprofissional;
  • Orientações à família sobre as implicações da surdez e sobre a importância para a criança com perda auditiva ter, desde seu nascimento, acesso à Libras e à Língua Portuguesa;
  • Apoio à capacitação e formação de profissionais da rede de serviços do SUS para o uso de Libras e sua tradução e interpretação.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.