Leia mais:
Leia mais:
Nursebook e acessibilidade da pessoa com Surdez
Blog do Nurse: live “O suicídio como um problema de saúde pública”!
Podcast Integrado: O papel do SUS para o profissional de saúde [podcast]
Blog do Nurse: Seminário de aniversário de 2 anos Nursebook!
Blog do Nurse: o Nursebook Web está on!

Nursebook e acessibilidade da pessoa com Surdez

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

surdez

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

A surdez

A deficiência auditiva é a perda da audição de forma bilateral, podendo ser parcial ou total, diagnosticada por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz (BRASIL, 2005). Considera-se uma perda auditiva leve de 25 a 40 dB, moderada de 41 a 70 dB, severa de 71 a 90 dB e profunda de 91 dB ou mais. A surdez pode ser causada por desordens genéticas, causas pré-natais ou perinatais, hereditárias ou disacusias adquiridas em outras fases da vida (ALVES, 2012 & VIEIRA; et al, 2017).
A semana dos dias 20 a 26 de setembro é intitulada, desde 1958, como A Semana Internacional dos Surdos. Aqui no Brasil, o dia 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo em referência à primeira escola de surdos do Brasil, INES. A conscientização acerca da História dos Surdos, a valorização da Língua de Sinais, Educação dos Surdos e Cultura Surda são importantes conquistas de acessibilidade.
Em 24 de abril de 2002, por meio da Lei nº 10.436, a Libras, Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como língua e meio de comunicação e expressão no Brasil. Em dezembro de 2005, essa Lei foi regulamentada pelo Decreto nº 5.626.
No âmbito da saúde e assistência de enfermagem como membro da equipe multiprofissional ao paciente surdo, o artigo nº25 garante que: “(…) o Sistema Único de Saúde – SUS e as empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde, na perspectiva da inclusão plena das pessoas surdas ou com deficiência auditiva em todas as esferas da vida social, devem garantir, (…) a atenção integral à sua saúde, nos diversos níveis de complexidade e especialidades médicas, efetivando:
  • Ações de prevenção e desenvolvimento de programas de saúde auditiva;
  • Tratamento clínico e atendimento especializado, respeitando as especificidades de cada caso;
  • Atendimento em reabilitação por equipe multiprofissional;
  • Orientações à família sobre as implicações da surdez e sobre a importância para a criança com perda auditiva ter, desde seu nascimento, acesso à Libras e à Língua Portuguesa;
  • Apoio à capacitação e formação de profissionais da rede de serviços do SUS para o uso de Libras e sua tradução e interpretação.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar