A exposição intraútero a anti-hipertensivos pode trazer riscos ao feto?

Os dados que descrevem a segurança da exposição intrauterina a tratamentos anti-hipertensivos ainda são muito conflitantes.

Os distúrbios hipertensivos durante a gravidez são um risco importante tanto para a mãe quanto para o feto e exigem, frequentemente, tratamento anti-hipertensivo. Os dados que descrevem a segurança da exposição intrauterina ao tratamento anti-hipertensivo são conflitantes, com muitos estudos apresentando importantes questões metodológicas, como desenho inadequado, pequeno número da amostra e grupo controle não tratado.

No entanto, recente pesquisa realizada na Escócia sugere que a hipertensão é um fator de risco chave para baixo peso ao nascer e parto prematuro.

mulher grávida com a mão na barriga, em frente a monitor de USG para avaliar exposição intraútero a anti-hipertensivos

Exposição intraútero a anti-hipertensivos

O estudo In Utero Antihypertensive Medication Exposure and Neonatal Outcomes, A Data Linkage Cohort Study foi publicado na revista Hypertension. Para Fitton e colaboradores, pesquisadores responsáveis, embora o nascimento prematuro possa estar associado à exposição a medicamentos anti-hipertensivos durante a gravidez, essas associações podem refletir o aumento da gravidade da hipertensão, necessitando de tratamento.

Os pesquisadores efetuaram um estudo de coorte retrospectivo usando registros de saúde de dados coletados rotineiramente e vinculados a 268.711 crianças nascidas entre 2010 e 2014 na Escócia. Foram avaliados os resultados após a exposição intraútero a medicamento anti-hipertensivo.

Leia mais: Síncope durante gravidez traz riscos para mãe e feto

Fitton e colaboradores identificaram uma coorte de 265.488 crianças elegíveis nascidas durante o período do estudo. Destas, 2350 foram expostas intraútero a medicamentos anti-hipertensivos, 4391 foram expostos a hipertensão tratada de início tardio, e 7971 foram expostos a hipertensão não tratada durante a gravidez.

Resultados

Os seguintes resultados foram descritos:

  • A hipertensão não tratada foi associada ao aumento do risco de nascimento prematuro [razão de risco ajustada (aRR), 1,15 % CI, 1,01–1,30]), baixo peso ao nascer [aRR, 2,01; intervalo de confiança de 99% (IC 99%), 1,72–2,36)] e nascimento de bebê pequeno para idade gestacional (PIG) (aRR, 1,50; IC99%, 1,35-1,66);
  • A exposição anti-hipertensiva intraútero também foi associada ao nascimento prematuro (aRR, 3,12; IC99%, 2,68–3,64), baixo peso ao nascer (aRR, 2,23; IC 99%, 1,79-2,78), e nascimento de bebê PIG (aRR, 2,13; IC 99%, 1,81-2,52);
  • A hipertensão de início tardio também foi associada ao nascimento prematuro (aRR,2,21; IC 99%, 1,86-2,62), baixo peso ao nascer (aRR, 2,06; IC 99%, 1,74-2,43]) e nascimento de bebê PIG (aRR, 1,90; IC 99%, 1,68-2,16).

Esses achados sugerem que mulheres com hipertensão que necessitavam de tratamento apresentavam maior probabilidade de parto prematuro.

Mais da autora: Associação de coronavírus com doença respiratória grave e internação em UTI pediátrica

Contudo, os pesquisadores observaram que todas as mulheres com hipertensão – tratadas ou não – tinham um risco semelhante de ter bebês PIG. Fitton e colaboradores concluíram que, embora possa haver uma associação entre medicação anti-hipertensiva pré-natal e parto prematuro, essa correlação observada pode refletir o aumento da gravidade da hipertensão da paciente, o que exigiria tratamento.

Esses resultados sugerem, portanto, que a hipertensão é um fator de risco essencial para baixo peso ao nascer e parto prematuro.

Referência bibliográfica:

  • Fitton CA, Fleming M, Steiner MFC, et al. In Utero Antihypertensive Medication Exposure and Neonatal Outcomes: A Data Linkage Cohort Study [published online ahead of print, 2019 Dec 30]. Hypertension. 2019;HYPERTENSIONAHA11913802. doi:10.1161/HYPERTENSIONAHA.119.13802

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.