Leia mais:
Leia mais:
Osteoartrite do joelho: diagnóstico e tratamento [podcast]

A falha das próteses totais em joelho devido a afrouxamento asséptico tibial ocorre primeiro na região óssea ou na fixação do implante?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nas próteses totais de joelho, uma causa frequente de falha a longo prazo é o afrouxamento asséptico, o qual ocorre na tíbia em maior frequência. Nestes casos não se sabe se a fixação do implante ou se o colapso do osso na área de apoio medial da tíbia ocorre primeiro.

O colapso em varo é definido como uma mudança na posição do componente tibial superior a 10 graus. Os pacientes em risco para este mecanismo de falha incluem obesos, casos de deformidade severas em varo no pré-operatório e implantes de tamanhos menores.

A determinação do mecanismo principal de falha pode servir para reforçar ou não recomendações como uso de fixação suplementar com haste em pacientes de alto risco.

Leia também: Revisão sistemática avalia melhor tratamento da osteoartrite dos joelhos e quadris

Um recente estudo realizou uma análise retrospectiva de 88 pacientes que foram revisados devido a soltura tibial asséptica com colapso em varo. A análise foi realizada através da avaliação de radiografias determinando o que falhou primeiro: a fixação do implante (interface cimento-implante ou interface cimento-osso) ou a falha óssea na região proximal medial da tíbia.

A falha das próteses totais em joelho devido a afrouxamento asséptico tibial ocorre primeiro na região óssea ou na fixação do implante

Metodologia

Dos 88 pacientes selecionados inicialmente, 36 (40,9%) apresentaram radiografias antecedendo o colapso permitindo a avaliação. A análise radiográfica foi realizada por 2 cirurgiões treinados focando na determinação da perda óssea tibial medial proximal, afrouxamento do implante, alinhamento, bem como a sequência destes achados.

Saiba mais: Efeito da idade sobre o risco de revisão do implante após artroplastia de quadril ou joelho

O avaliador 1 identificou que 23 dos 36 (63,9%) pacientes apresentaram falha da interface implante-cimento antes da perda óssea tibial e do colapso em varo. O avaliador 2 identificou que 22 dos 36 (61,1%) pacientes apresentaram falha da interface implante-cimento antes da perda óssea tibial levando ao colapso em varo. Os dois avaliadores identificaram que o tempo médio entre a soltura do implante e colapso em varo foi de 18,8 meses.

Conclusão

O estudo concluiu que o mecanismo de falha mais frequente identificado foi a falha da interface implante-cimento. Este achado sugere que melhorar a fixação do implante pode diminuir a incidência desse mecanismo único de falha, especialmente nos pacientes com risco aumentado desta complicação.

Referências bibliográficas:

  • Cox ZC, Green CC, Otero JE, Mason JB, Martin JR. Varus Collapse in Total Knee Arthroplasty: Does Fixation or Bone Fail First? J Arthroplasty. 2022 Jan;37(1):162-167. doi: 10.1016/j.arth.2021.09.012.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.