Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Saúde & Tecnologia / A importância do planejamento financeiro na área de saúde
calculadora em foco para planejamento financeiro da área da saúde

A importância do planejamento financeiro na área de saúde

Esse conteúdo é exclusivo para
médicos.

Para ter acesso, identifique-se através do login ou cadastre-se gratuitamente!

Montar um planejamento financeiro é algo essencial para quem quer economizar e ter estabilidade quando o assunto é dinheiro.

No entanto, mesmo se tratando de uma atividade que deveria ser básica, muitas pessoas ainda não adotaram a prática em sua rotina, e algumas sequer compreendem sua verdadeira importância.

Acontece que, mesmo sendo algo essencial, fazer o seu planejamento financeiro não é tão complicado quanto parece, muito pelo contrário!

Além disso, se você utilizar uma boa ferramenta de gerenciamento, como um aplicativo, a tarefa se torna ainda mais fácil, e os impactos na sua vida financeira serão enormes.

Por isso, se você ainda não controla suas finanças pessoais de maneira adequada, confira este artigo até o final e entenda por que você deve fazer o seu planejamento financeiro se quiser atingir a tranquilidade financeira algum dia.

O que é um planejamento financeiro?

De forma simplificada, consiste em definir uma estratégia para tomar decisões financeiras.

Esse planejamento normalmente é realizado a partir da utilização de ferramentas de controle, aplicando inteligência e facilitando a realização de objetivos.

Vale lembrar que, antes de realizar um planejamento financeiro, é essencial possuir um controle financeiro pessoal.

Isso porque é de grande importância ter um registro de todos os seus gastos antes de montar uma estratégia.

Quando você registra suas despesas, uma a uma, é possível entender exatamente o que está acontecendo com o seu orçamento de forma detalhada.

Assim, evitam-se surpresas com o valor da fatura do cartão de crédito, por exemplo!

Diante disso, elaborar um planejamento financeiro significa definir objetivos e montar uma estratégia para que, de forma inteligente, suas metas sejam alcançadas sem grandes sacrifícios.

Gestão financeira para médicos e outros profissionais da saúde

Da mesma forma que é importante possuir um controle financeiro pessoal, os profissionais da área de saúde também precisam saber diferenciar suas finanças pessoais da empresarial.

Isso porque, no contexto atual, ser um bom profissional na sua área de formação não é garantia de sucesso para o negócio.

Portanto, ao abrir uma clínica, por exemplo, é essencial saber administrar o negócio de forma eficaz.

Essa prática envolve saber suprir demandas, cumprir com processos e, principalmente, a gestão financeira da clínica.

Para que serve um planejamento financeiro?

Como já mencionado, basicamente, um planejamento financeiro serve para definir ações que ajudem a alcançar metas financeiras.

Desse modo, pode ser utilizado para quitar dívidas, pagar contas em dia ou até mesmo alcançar sonhos como comprar uma casa.

Apesar disso, essa estratégia ainda parece distante da realidade de muitos brasileiros, principalmente porque no Brasil não existe uma valorização da educação financeira.

Além disso, a falta de um planejamento pode afetar a gestão do dinheiro tanto em famílias quanto em empresas.

Infelizmente, muitos profissionais acabam por misturar suas finanças pessoais com as da sua empresa, o que (em alguns casos) gera uma bola de neve a ponto de não conseguir pagar todas as contas nem identificar de onde vêm as principais despesas.

Sendo assim, o planejamento financeiro é uma peça fundamental para o sucesso econômico de pessoas e empresas.

Por que separar suas despesas?

Dentre os erros cometidos por médicos e profissionais que prestam serviços na área de saúde, não separar as despesas pessoais das despesas da clínica provavelmente é o maior deles.

Esse é um dos problemas mais recorrentes no dia a dia de muitos profissionais e pequenos empreendedores, de diferentes áreas de atuação.

É muito comum que médicos, dentistas, fisioterapeutas e demais profissionais que possuem consultório próprio, acabem por misturar suas contas pessoais com as contas da clínica.

Esse tipo de situação pode levar a consequências graves, além de dificultar bastante um planejamento financeiro tanto pessoal quanto para a empresa.

Por isso, é essencial que o profissional de saúde entenda que um bom planejamento financeiro começa com a conscientização de que as contas pessoais devem estar separadas das empresariais.

Inclusive, é o que prega o Princípio da Entidade, um dos pilares do curso de Ciências Contábeis e da boa gestão empresarial.

Leia também: Organização financeira para profissionais da saúde durante a crise

A importância de um planejamento financeiro

Quando o assunto é planejamento financeiro, é essencial entender que ele não deve ser feito ocasionalmente.

Na verdade, ele deve integrar a sua vida pessoal, para te auxiliar a tomar melhores decisões no longo prazo.

Por isso, de nada adianta sentar no começo do ano para organizar seu orçamento e acabar deixando a programação de lado antes mesmo do carnaval.

Isso porque, um bom planejamento financeiro demanda disciplina e responsabilidade de cada um dos envolvidos, e deve ser revisado constantemente.

Assim, é possível analisar se o que já foi e o que ainda será feito está de acordo com o planejamento.

Essa é a única forma de assegurar bons resultados e garantir que o caminho para conquistar seus objetivos está sendo seguido.

Quando definir um planejamento financeiro pessoal?

A primeira pergunta que você deve se fazer antes de definir um planejamento financeiro é: Quais são minhas metas e objetivos?

Se você ainda não possui metas e objetivos, é fundamental defini-los, pois é a partir deles que você vai se manter motivado e conseguirá montar o seu planejamento de maneira adequada.

Então, determine seus objetivos de curto, médio e longo prazos, sejam eles realizar uma viagem, abrir uma clínica ou até mesmo pagar por uma qualificação profissional.

Independentemente de o cenário ser de crise, onde o objetivo é sair das dívidas e colocar as contas em dia, ou em um cenário de prosperidade, onde você pode querer realizar uma aquisição de bens ou experiências, todo momento é ideal para organizar as finanças e planejar o futuro.

Portanto, percebe-se que um planejamento financeiro é de suma importância, pois é ele que irá lhe guiar até essa conquista, a partir de estratégia e inteligência.

Isso vale tanto para pessoas, quanto para empresas, de modo geral.

Planejamento financeiro empresarial

Empresas consolidadas normalmente são bem mais organizadas do que a maioria das famílias brasileiras quando o tema é orçamento.

Até porque, erros financeiros dentro dessas organizações acabam tendo consequências imediatas, quase sempre fatais.

Por outro lado, como já comentamos, diversos donos de pequenos negócios não entendem a importância de separar suas vidas pessoais da empresarial.

Os impactos de uma gestão financeira empresarial malfeita podem ser bastante negativos para a empresa, e para a vida pessoal do dono.

Isso acontece inclusive dentro de consultórios médicos, mas aqui a responsabilidade deve ser maior, pois o número de funcionários tende a ser maior do que o número de pessoas vivendo em família.

Diante disso, o planejamento financeiro para o mundo corporativo se torna essencial e definitivo se você tem a intenção de montar um negócio de sucesso.

Nesse sentido, existem algumas metodologias comuns que podem auxiliar os empreendedores, como o 5w2h, PDCA e a análise SWOT.

Essas ferramentas ajudam a identificar quais objetivos fazem mais sentido para o empreendimento.

A questão é que, independentemente do caminho escolhido pelo gestor, ao final do processo, um bom planejamento financeiro deve ser capaz de detalhar todos os custos da operação e conseguir projetar uma expectativa de retorno, a fim de garantir os lucros.

Portanto, é a receita que deve assegurar a sobrevivência inicial, garantir o crescimento esperado e possibilitar a tão sonhada expansão.

Veja mais: Controle financeiro: veja por que e como você deve fazer o seu!

Entenda como um software pode ajudar no planejamento pessoal e do consultório

Atualmente, o mercado oferece aos profissionais da área médica inúmeras opções de produtos que podem auxiliar na organização das finanças pessoais, de seus consultórios e clínicas.

Os softwares de gestão são bons exemplos quando o assunto é gestão financeira empresarial, possibilitando um planejamento e controle do fluxo de caixa.

Além disso, existem os softwares que possibilitam o controle financeiro pessoal, o que como já mostramos, sem dúvidas, ajuda no planejamento financeiro.

Dentre as opções, podemos citar o Mobills, que atualmente é classificado como o melhor gerenciador financeiro pessoal do país.

Com ele, fica muito mais fácil acompanhar suas finanças e separar os gastos pessoais das despesas do seu negócio.

Por isso, se você atua na área de saúde e sofre com a dificuldade de separar as despesas, é hora de rever suas práticas e investir em novas estratégias.

Nesse caso, o Mobills pode ser um ótimo aliado nesse processo, possibilitando realizar um controle de caixa pessoal e ainda acompanhar o andamento dos seus objetivos financeiros, a partir da função de planejamento já presente no próprio app.

Conclusão

Depois de ler este artigo, você conseguiu aprender a importância de possuir um planejamento financeiro, assim como uma boa ferramenta de auxílio?

Entendemos que a educação financeira é bastante precária no Brasil, mas precisamos gerenciar nossas finanças para evitar problemas futuros, como dívidas.

Com o registro de suas despesas e lucros, e com a separação entre despesas pessoais e empresariais, é possível identificar onde estão as maiores falhas no seu orçamento.

Só assim você deve conseguir alcançar seus objetivos, além de uma vida financeira tranquila e saudável.

Por fim, se você gostou do conteúdo, e deseja aprender tudo sobre finanças pessoais, recomendo que acesse o portal Mobills Educação.

Forte abraço e até o próximo artigo!

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.