Leia mais:
Leia mais:
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?
Ômicron XE: entenda o que é a variante recombinante do SARS-CoV-2
Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo vai até 3 de junho
Vacinas contra covid-19: O que temos descrito sobre alterações da retina pós vacina?

A infecção pelo SARS-CoV-2 e a vacinação contra Covid-19 interferem na fertilidade do casal?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Muitos casais em idade fértil não tomaram a vacina contra Covid-19 com receio de interferir na fertilidade ou até mesmo causar algum prejuízo ao feto. Mas, a vacinação realmente interfere na fertilidade do casal? Qual orientação devemos dar para nossos pacientes? E a infecção causada pelo SARS-CoV-2 também pode trazer alguma interferência na fertilidade?

fertilidade

Estudo

Pensando em responder essas perguntas, pesquisadores norte-americanos desenvolveram um estudo de coorte prospectivo para avaliar a interferência da vacina contra Covid-19 e da infecção pelo SARS-CoV-2 na fertilidade do casal. O artigo foi publicado no American Journal of Epidemiology em janeiro de 2022 e possui grande relevância para todos os médicos que prestam assistência a casais na idade fértil e que desejam gestar.  

Os pesquisadores examinaram associações entre a vacinação contra Covid-19 e a infecção por SARS-CoV-2 com a fertilidade entre casais que tentavam gestar espontaneamente, utilizando dados de um estudo de coorte de pré-concepção baseado na internet. Foram inscritas  2.126 mulheres residentes nos EUA ou Canadá durante dezembro de 2020 a setembro de 2021 e as acompanharam até novembro de 2021. As participantes preencheram questionários a cada oito semanas sobre dados sociodemográficos, estilo de vida, fatores médicos e informações sobre parceiros.  

O estudo se encaixa no modelo de regressão de probabilidade proporcional, para estimar as associações entre vacinação Covid-19 e infecção por SARS-CoV-2 com fecundidade em ambos parceiros, a probabilidade de concepção por ciclo, além de ajustar a potenciais fatores de confusão.

Leia também: A vacinação contra Covid-19 pode alterar o ciclo menstrual?

Resultados

A vacinação contra a Covid-19 não foi significativamente associada à taxa de fecundidade em nenhum dos parceiros (FR feminino = 1,08, IC 95%: 0,95, 1,23; FR masculino= 0,95, 95% CI: 0,83, 1,10). A infecção feminina por SARS-CoV-2 não foi fortemente associada à taxa de fecundidade (FR=1,07, IC 95%: 0,87, 1,31). A infecção masculina foi associada a uma redução transitória na taxa de fecundidade (FR=0,82, IC 95%: 0,47, 1,45 para infecção em 60 dias; FR=1,16, IC 95%: 0,92, 1,47 para infecção >60 dias). Esses achados indicam que a infecção masculina por SARS-CoV-2 pode estar associada a um declínio de curto prazo na fertilidade e que a vacinação contra Covid-19 não prejudica a fertilidade em nenhum dos parceiros. Desse modo, temos mais uma evidência científica da segurança da vacinação na população em geral, podendo usar esses argumentos na assistência prestada ao casal que deseja gestar.

Referências bibliográficas:

  • Amelia K Wesselink, Elizabeth E Hatch, Kenneth J Rothman, Tanran R Wang, Mary D Willis, Jennifer Yland, Holly M Crowe, Ruth J Geller, Sydney K Willis, Rebecca B Perkins, Annette K Regan, Jessica Levinson, Ellen M Mikkelsen, Lauren A Wise, A prospective cohort study of COVID-19 vaccination, SARS-CoV-2 infection, and fertility, American Journal of Epidemiology, 2022;, kwac011, https://doi.org/10.1093/aje/kwac011 
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.