Leia mais:
Leia mais:
CDC aprova o uso da vacina Moderna contra covid-19 para crianças de 6 a 17 anos
Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19
Qual o papel da anticoagulação na covid-19?
Papel das comorbidades na infecção grave por covid-19
Covid-19: Novo autoteste pode ser realizado em crianças a partir de três anos de idade

A vacinação contra Covid-19 pode alterar o ciclo menstrual?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Incertezas em relação à vacinação pode levar a população a insegurança e medo, de modo a não aderir a campanha de vacinação. Por este motivo, é necessário sabermos responder com propriedade a maioria das dúvidas das pacientes. Diversas pacientes queixaram-se de alteração do ciclo menstrual após a infecção pelo SARS-CoV-2. Desta forma, seria a vacinação contra Covid-19 também um fator para alterar o ciclo menstrual?

ciclo menstrual

Estudo

Com objetivo de responder essa pergunta trago um artigo para discussão, publicado em janeiro de 2022 na revista OBSTETRICS & GYNECOLOGY. Os pesquisadores analisaram os dados do ciclo menstrual de 3.959 mulheres, rastreados prospectivamente utilizando o aplicativo “Natural Ciclos”. Incluíram residentes dos EUA com idade entre 18 e 45 anos, com ciclos de duração normal (24-38 dias) por três ciclos consecutivos antes da primeira dose de vacina seguida por ciclos de dose de vacina (ciclos 4-6) ou, se não vacinado, seis ciclos em um período de tempo semelhante. Foi calculado a mudança intra-individual média no ciclo e a duração da menstruação (três ciclos de pré-vacina vs ciclos de primeira e segunda dose na coorte vacinada, e os primeiros três ciclos vs ciclos quatro e cinco no coorte não vacinado).

Saiba mais: Anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 podem estar presentes no leite humano até 6 meses após a vacinação

Considerações

A maioria das mulheres vacinadas receberam a vacina Pfizer-BioNTech (55%). A vacina contra Covid-19 foi associada a menos de um dia de mudança na duração do ciclo para ambos os ciclos de dose de vacina em comparação com os ciclos de pré-vacina. Nos modelos ajustados, a diferença na mudança na duração do ciclo entre os vacinados e coortes não vacinadas foi inferior a um dia para ambas as doses.

Portanto, a mudança na duração da menstruação não foi associada com a vacinação. Sendo segura a vacinação para a população na menacme que está tentando engravidar, ou fazendo tratamento de infertilidade.

Referências bibliográficas:

  •  Edelman, Alison MD, MPH; Boniface, Emily R. MPH; Benhar, Eleonora PhD; Han, Leo MD, MPH; Matteson, Kristen A. MD, MPH; Favaro, Carlotta PhD; Pearson, Jack T. PhD; Darney, Blair G. PhD, MPH Association Between Menstrual Cycle Length and Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Vaccination, Obstetrics & Gynecology: January 5, 2022 – Volume – Issue – doi: 10.1097/AOG.0000000000004695. 
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.