Leia mais:
Leia mais:
CDC aprova o uso da vacina Moderna contra covid-19 para crianças de 6 a 17 anos
Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19
Qual o papel da anticoagulação na covid-19?
Papel das comorbidades na infecção grave por covid-19
Covid-19: Novo autoteste pode ser realizado em crianças a partir de três anos de idade

A vacina contra Covid-19 em gestantes pode levar a parto pré-termo ou baixo peso?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 gerou muita preocupação entre os obstetras devido ao aumento na mortalidade materna nesse período. Este fato fez com que fosse recomendado a vacinação das gestantes de forma prioritária. E agora, com quase dois anos de pandemia e um ano de vacinação da população, conseguimos responder algumas perguntas, baseando a resposta em estudos científicos.

Uma das perguntas que trago hoje para discussão é em relação aos desfechos obstétricos após a vacinação da gestante contra Covid-19. A vacina aplicada durante o período gestacional poderia levar a parto pré-termo ou baixo peso para idade gestacional ao nascimento?

Leia também: Desfechos maternos após síndrome respiratória aguda grave comparando gestantes vacinadas e não vacinadas

A vacina contra Covid-19 em gestantes pode levar a parto pré-termo ou baixo peso para IG ao nascimento

Análise recente

O órgão norte-americano responsável pela prevenção e controle de doenças (CDC) publicou um artigo, em janeiro de 2022, com o objetivo de responder essa questão levantada no parágrafo anterior. Através de um estudo de coorte retrospectivo, com mais de 40.000 gestantes participando, foi evidente para os autores que a vacinação contra Covid-19 durante a gravidez não está associada ao parto prematuro ou ao nascimento de bebês pequenos para a idade gestacional.

Mesmo quando estratificadas por trimestre de vacinação, ou número de vacinas e doses recebidas durante a gravidez, quando comparado com gestantes não vacinadas, não existem evidências dessa correlação de parto pré-termo e nascimento de bebês pequenos para a idade gestacional com a vacinação contra Covid-19. Lembrando que 98% das gestantes, desta pesquisa, foram vacinadas no 2o e 3o trimestre de gestação. E os autores chegaram ao seguinte resultado: não houve aumento no risco de parto prematura (HR 0,91 com IC 95% 0,82-1,01) nem de baixo peso ao nascimento (HR 0.95; 95% CI = 0.87–1.03), de modo que confirma a segurança da vacinação durante a gestação.

Mensagem final

Gestantes com Covid-19 têm risco aumentado de desenvolver a forma grave da síndrome respiratória e de resultados adversos ao nascimento, mas muitas gestantes permanecem relutantes em serem vacinadas. Além de muitos obstetras também serem relutantes em prescrever a vacinação por dúvidas em relação a segurança das vacinas em suas pacientes. Por este motivo, hoje trago evidências que mostram a segurança de orientar e prescrever a vacinação.

Esses dados trazidos pelos autores do artigo citado, apoiam a segurança da vacinação contra Covid-19 durante gravidez. Tanto a CDC quanto a FEBRASGO a recomendam para mulheres que estejam grávidas, recentemente grávidas, que estão tentando engravidar, ou que possam engravidar no futuro.

Saiba mais: Ocorre a imunização fetal após vacinar as gestantes contra Covid-19?

Referências bibliográficas:

  • Lipkind HS, Vazquez-Benitez G, DeSilva M, et al. Receipt of COVID-19 Vaccine During Pregnancy and Preterm or Small-for-Gestational-Age at Birth — Eight Integrated Health Care Organizations, United States, December 15, 2020–July 22, 2021. MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2022;71:26–30. doi: 10.15585/mmwr.mm7101e1.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.