Leia mais:
Leia mais:
Atividade Física e Covid-19: miocardite pós Covid-19 e a restrição aos exercícios físicos [vídeo]
Segurança e imunogenicidade da coadministração de vacinas contra Covid-19 e Influenza
Top 10 de outubro: Proteína C reativa, guidelines para sepse e muito mais! [infográfico]
Atividade Física e Covid-19: precauções na retomada aos exercícios físicos [vídeo]
Mais um efeito da pandemia no Brasil: o aumento de casos de hepatite medicamentosa

Ocorre a imunização fetal após vacinar as gestantes contra Covid-19?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A pandemia causada pelo Covid-19 trouxe muitas inseguranças e uma delas é a vacinação durante a gestação. Diversos estudos mostraram os benefícios de vacinar as gestantes em qualquer fase gestacional (KALAFAT, 2021; BLAKEWAY, 2021).  De acordo com Flannery (2021) anticorpos IgG do vírus SARS-CoV-2 atravessam a barreira hematoplacentária após uma infecção natural, também existem evidências que isso ocorra após a vacinação contra Covid-19 que utiliza a tecnologia RNAm (MITHAL, 2021). 

vacinar gestantes

Estudo

Em setembro de 2021 foi publicado um estudo prospectivo aprovado pelo Institutional Review Boards (IRB) parte da Food and Drugs Administration (FDA) com o objetivo de avaliar a transmissão e os níveis de anticorpos contra Covid-19 detectáveis no sangue do cordão umbilical das mulheres que foram vacinadas durante a gestação.

Segundo Megan (2021) 100% das pacientes que foram vacinadas contra Covid-19 com a vacina RNAm tiveram presença de anti-S IgG em titulações altas no sangue colhido do cordão umbilical. Até mesmo uma paciente que recebeu apenas uma dose antes do parto apresentou titulação positiva em alta dose.

Leia também: Vacinação da Covid-19 em gestantes e puérperas: o precisamos saber até o momento?

Este estudo reforça a necessidade de vacinar as gestantes independente da idade gestacional, tanto por imunizar a gestante, mas também por proteger o feto. Vale ressaltar a importância do tempo entre a vacinação e o parto, pois interfere na titulação de anticorpos encontrados no sangue do cordão (MEGAN, 2021). Mais estudos são necessários para determinar se a vacinação no primeiro trimestre confere menor titulação no sangue do cordão que a vacinação no segundo trimestre de gestação.

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Megan E. TROSTLE MD , Maria E. AGUERO-ROSENFELD MD , Ashley S. ROMAN MD MPH , Jennifer L. LIGHTER MD , High antibody levels in cord blood from pregnant women vaccinated against COVID-19, American Journal of Obstetrics & Gynecology MFM (2021). doi: https://doi.org/10.1016/j.ajogmf.2021.100481
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.