A ingestão de frutas diariamente pode diminuir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2?

Um estudo encontrou dados favoráveis relacionando ingestão de frutas à proteção de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Saiba mais.

Um novo estudo publicado no início deste mês de junho de 2021 no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism encontrou dados favoráveis relacionando ingestão de frutas à proteção de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

O objetivo central do trabalho foi buscar as repercussões metabólicas relacionadas à ingestão de frutas e de sucos de frutas em um grande número de pacientes avaliados.

A ingestão de frutas diariamente pode diminuir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2?

Australian Diabetes, Obesity and Lifestyle Study

Os 7.675 participantes australianos (45% homens) com uma idade média ± DP de 54 ± 12 anos no início do estudo, foram interrogados sobre sua a ingestão de frutas e sucos de frutas respondendo a um questionário de frequência alimentar, e então avaliados:

  • Glicose plasmática em jejum
  • Teste de tolerância oral à glicose 2h
  • Sensibilidade à insulina
  • Presença de diabetes no acompanhamento (5 e 12 anos de seguimento)

Resultados surpreendentes

A ingestão total de frutas foi inversamente associada com a insulina sérica e HOMA2-% β, e positivamente associada com HOMA2-% S no início do estudo. Em comparação com os participantes com a ingestão mais baixa, os participantes com ingestão moderada de frutas totais tiveram 36% menos chances de ter diabetes em 5 anos (odds ratio, 0,64; IC 95%, 0,44-0,92), após o ajuste para fatores de confusão dietéticos e de estilo de vida. As associações com os resultados de 12 anos não foram estatisticamente significativas.

O trabalho quantificou que as pessoas que consumiram mais frutas, especialmente maçãs, tiveram que produzir menos insulina para reduzir seus níveis de glicose sanguínea.

Leia também: Novos medicamentos trazem inovação no tratamento do diabetes

O suco de frutas não foi associado positivamente

No entanto, o suco de frutas não foi associado a melhores níveis de glicose ou insulina, ou menor risco de diabetes, possivelmente por causa de sua carga glicêmica relativamente alta e menos fibras benéficas, especulam os pesquisadores; dados adicionais sugerem que mesmo suco com fibra adicionada não provoca saciedade.

Conclusão

O estudo apoia a recomendação do Australian Dietary Guidelines: 2 porções de frutas por dia, sendo uma porção de 150 gramas, o que corresponde a uma maçã, laranja ou banana de tamanho médio, e não suco, pode desempenhar um papel na proteção ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Referência bibliográfica:

  • Nicola P Bondonno, et al. Associations Between Fruit Intake and Risk of Diabetes in the AusDiab Cohort, The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2021;, dgab335, https://doi.org/10.1210/clinem/dgab335

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.