A vacina BCG diminui o risco de tuberculose ao longo da vida?

A vacina BCG (vacina do bacilo Calmette–Guérin) é aplicadas em mais de 100 milhões de crianças todos os anos, inclusive no Brasil.

Apesar dos números de vacinação, ainda existe um debate considerável sobre a efetividade da vacina BCG na prevenção da tuberculose e na diminuição da mortalidade, principalmente em crianças mais velhas e adultos. Para contribuir nesse sentido, um grupo internacional de pesquisadores buscou investigar o impacto, específico por idade, da vacinação com BCG em crianças no desenvolvimento e na mortalidade por tuberculose pulmonar e extrapulmonar.

Leia também: Tuberculose geniturinária: o que precisamos saber

O estudo

Os autores realizaram uma revisão sistemática, com metanálise dos dados individuais dos participantes, de estudos disponíveis nas bases MEDLINE, Web of Science, BIOSIS, e Embase, sem restrições de linguagem, publicados entre janeiro de 1998 e abril de 2018. Buscaram por estudos de coorte de “caso-contato” sobre tuberculose, utilizando os termos “Mycobacterium tuberculosis”, “TB”, “tuberculose”, e “contato” e excluindo aqueles cuja informação sobre o status de vacinação para BCG encontrava-se indisponível ou aqueles realizados em países que não recomendam a BCG no nascimento. Foram solicitados, aos autores dos estudos elegíveis, dados individuais dos participantes, como características do “paciente índice”, do contato (paciente exposto) e do ambiente.

O desfecho primário foi o diagnóstico de tuberculose nos contatos expostos à doença e os desfechos secundários foram diagnóstico de tuberculose pulmonar e extrapulmonar e mortalidade. Após os devidos ajustes de variáveis, os resultados foram estratificados por idade e pelo status de infecção pelo Mycobacterium tuberculosis.

Resultados

Dos 26 estudos selecionados, realizados em 17 países, obteve-se um total de 68.552 participantes. Desses, 1.782 (2,6%) desenvolveram tuberculose — 1.309 (2,6%) entre os 49.686 vacinados com BCG e 473 (2,5%) entre os 18.866 não vacinados.

A efetividade geral da BCG contra todos os tipos de tuberculose foi de 18% (IC 95% 0,74 – 0,91). Quando estratificado por idade, a vacinação com BCG só protegeu de maneira significativa, contra todos os tipos de tuberculose, as crianças menores de cinco anos (IC 95% 0,49 – 0,81). Avaliando somente os contatos com teste tuberculínico positivo, a proteção ocorreu para participantes de todas as idades (IC 95% 0,69 – 0,96), inclusive menores de 5 anos (IC 95% 0,47 – 0,97) e entre 5 e 9 anos (IC 95% 0,38 – 0,99). Não houve efeito protetor entre aqueles com testes negativos, a não ser em menores de 5 anos.

Avaliando os 14 estudos de coorte com informações sobre se a tuberculose era pulmonar ou extrapulmonar, a BCG ofereceu proteção significativa contra a tuberculose pulmonar entre todos os participantes (IC 95% 0,7 – 0,94), mas não contra a tuberculose extrapulmonar.

Outro achado importante, entre os quatro estudos com dados de mortalidade, foi o da proteção significativa da BCG contra morte (IC 95% 0,13 – 0,49).

Saiba mais: Piomiosite Tuberculosa (PT): conheça a forma extrapulmonar da tuberculose

Mensagem prática

Esses resultados demonstram que a vacinação com BCG no nascimento é efetiva na prevenção de todos os tipos de tuberculose e de morte para crianças mais jovens (principalmente as menores de 5 anos), mas parece ser ineficaz para esses fins em adolescentes e adultos. Assim, os autores do estudo sugerem considerar reforços na imunização contra tuberculose em outros períodos após a infância.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Martinez L, Liu OCQ, Acuna-Villaorduna C, et al. Infant BCG vaccination and risk of pulmonary and extrapulmonary tuberculosis throughout the life course: a systematic review and individual participant data meta-analysis. Lancet Global Health 2022; 10: e1307–16. DOI: 10.1016/S2214-109X(22)00283-2.