Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: associação de amamentação com asma infantil
Quiz: Paciente idosa e asmática sem tratamento dá entrada na emergência. Qual o diagnóstico?
AAP 2021: corticoides inalatórios no pronto-socorro para asma recorrente após fim de programa de incentivo
3 doenças com mais risco na pediatria
Quiz: Mulher com insuficiência respiratória por pneumonia é intubada com cetamina. Sobre o sedativo, o que é falso?

AAP 2021: corticoides inalatórios no pronto-socorro para asma recorrente após fim de programa de incentivo

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A asma é uma das principais doenças crônicas da infância, com alta morbidade e grande impacto na utilização de recursos de saúde. Em 2011, a asma foi o diagnóstico primário para 1,8 milhão de visitas ao departamento de emergência dos Estados Unidos entre crianças e adultos, sendo a asma a terceira causa de hospitalização entre crianças.

Como a asma é ocasional, muitos pacientes não procuram atendimento até que os sintomas de uma exacerbação ocorram. Além disso, sabe-se que até 37% das crianças retornam ao pronto-socorro 6 meses após sua visita inicial ao pronto-socorro. Outro dado já conhecido é que os pacientes na alta do pronto-socorro têm baixo índice de acompanhamento com o pediatra e a chance de um manejo adequado em longo prazo pode ser perdida.

O Programa Nacional de Educação e Prevenção da Asma defende a prescrição de corticosteroides inalados (CI) no pronto-socorro para melhorar o controle da asma, mas os pediatras do serviço de emergência relutam em prescrevê-los. Em 2018, uma iniciativa de melhoria de qualidade no departamento de emergência do Phoenix Children’s Hospital, no Arizona, melhorou as taxas de prescrição de corticoides inalatórios de 2% para 77% usando um sistema de alerta eletrônico e incentivando financeiramente os emergencistas a prescreverem CI para visitas recorrentes de asma.

menino usando corticoides inalatórios para asma

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Prescrição de corticoides para asma

O objetivo deste estudo foi avaliar se as taxas de prescrição do CI mudaram após o término do incentivo financeiro.

Métodos: estudo retrospectivo que examinou pacientes de 4 a 18 anos com pelo menos duas visitas ao pronto-socorro para asma em 365 dias e nenhuma prescrição de CI recente. Os fatores de exclusão foram atraso no desenvolvimento, displasia broncopulmonar, fibrose cística, doença falciforme ou doença pulmonar intersticial. A coleta de dados consistiu em dados demográficos, CI anterior, se o CI foi prescrito ou não e razões para não prescrever.

Resultados

Houve 96 pacientes elegíveis identificados durante o período do estudo. A taxa de prescrição de CI sem incentivo financeiro permaneceu alta em 0,74 e não foi significativamente diferente da taxa com incentivo de 0,77, com valor de P 0,82. Não foram detectadas diferenças estatisticamente significativas nas características basais entre os pacientes que receberam alta com e sem prescrição de CI.

Conclusão

Este estudo apresentado na AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, confirmou que um alerta eletrônico informando a prescrição de CI no pronto-socorro para pacientes com asma recorrentes é eficaz, mesmo sem incentivo financeiro, o que o torna altamente sustentável.

A estratégia de usar alertas eletrônicos para lembrar os pediatras de prescrever medicamentos de controle recomendados para doenças crônicas pode ser implementada em outros ambientes hospitalares e para outros tipos de doenças.

Estamos acompanhando o congresso da AAP 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do AAP Experience 2021:

Autora:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar