Página Principal > Colunistas > Acne: uma opção de tratamento promissora é aprovada pelo FDA
Acne

Acne: uma opção de tratamento promissora é aprovada pelo FDA

Tempo de leitura: 1 minuto.

Os retinoides tópicos são um pilar fundamental no tratamento da acne vulgar, porém estão associados a diversos efeitos colaterais como irritação da pele, ressecamento, descamação e sensibilidade. A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou uma loção à base de tretinoína 0,05% para uso diário (Altreno, Ortho Dermatologics) que promete a eficácia de um retinoide com um perfil mais bem tolerado. O medicamento tornou-se o primeiro produto de tretinoína disponível na forma de loção.

Leia mais: Acne: podemos usar terapias a base de luz para o tratamento?

O Altreno foi avaliado em dois ensaios clínicos de fase 3, ambos controlados e duplo-cegos. Participaram um total de 1.640 pessoas com idade igual ou superior a 9 anos. Nos dois estudos, a loção resultou em reduções estatisticamente significativas em lesões inflamatórias e não inflamatórias em comparação com o controle. As reações adversas foram relatadas em menos de 4% dos pacientes, sendo as mais comuns ressecamento, dor, eritema, irritação e esfoliação.

Orienta-se que, caso a exposição ao sol seja inevitável, protetor solar e roupas de proteção devam ser utilizados. Além disso, o uso deve ser cauteloso em pacientes alérgicos a peixe devido ao potencial de alergenicidade a proteína do peixe.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Dayanna de Oliveira Quintanilha

Médica no Hospital Naval Marcílio Dias ⦁ Residência em Clínica Médica na UFF ⦁ Graduação em Medicina pela UFF ⦁ Contato: dayquintan@hotmail.com

Referências:

  • FDA Clears First Tretinoin Lotion for Acne (Altreno) – Medscape – Aug 27, 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.