Afinal, celular causa câncer?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Inúmeros estudos continuam a produzir resultados conflitantes sobre o tema, então a pergunta permanece: usar celular aumenta o risco de desenvolver câncer? De acordo com um novo artigo finlandês, a resposta pode estar em algum lugar entre um sim e um não.

500x120-usuarios

O autor de um novo artigo finlandês coloca uma questão intrigante: e se ambas as visões, sim e não, estão corretas?

De acordo com a pesquisa, pode ser possível que a própria radiação do celular não cause câncer, mas que a exposição a longo prazo aumente o risco de desenvolver a doença quando outras causas são parte do conjunto. Essa hipótese também pode explicar a discrepância observada em estudos anteriores.

Em 2011, a Agência Internacional de Investigação do Câncer (IARC) declarou que os celulares são, possivelmente, cancerígenos. Cerca de 30 estudos epidemiológicos têm tentado avaliar a associação entre o uso de aparelhos móveis e o risco de tumores no cérebro e nas glândulas salivares.

Alguns estudos experimentais, que envolvem culturas de células e modelos animais, dão suporte à hipótese do autor: a radiação do celular por si só não causa câncer, mas pode conter propriedades “cancerígenas”. A radiação do telefone móvel aumentou o desenvolvimento de câncer em animais expostos, simultaneamente, a baixas doses de produtos químicos cancerígenos.

250-BANNER5

Outras novidades sobre câncer:

– Câncer é agora a maior causa de morte na Europa
– Aspirina na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer colorretal
– Estatinas podem reduzir o risco de morte por câncer? Entenda
– Pesquisadores associam consumo de álcool a risco de câncer
– Número de casos de câncer associado ao HPV cresce no mundo

 

Conhecimento ainda é limitado

De acordo com o autor, com base no conhecimento muito limitado disponível atualmente, parece possível que a radiação do celular não cause câncer por si só, e sim ative processos de regulação e acelere o desenvolvimento da doença.

Simultaneamente, a incidência de câncer no cérebro na população é baixa em comparação com a alta taxa de uso do celular. Nem todos os usuários correm o risco de desenvolver a doença, somente aqueles que têm outros fatores cancerígenos ou genéticos, explica o autor.

Caso a hipótese esteja correta, a radiação do celular teria consequências menos graves para a saúde pública do que o sugerido por outros estudos epidemiológicos. Nem todos os usuários estariam em perigo de desenvolver câncer;  somente aqueles expostos a fatores cancerígenos ou que desenvolvem mutação genética espontânea.

A hipótese proposta não invalida a classificação da IARC de radiação do telefone móvel como um possível agente cancerígeno. Ela sugere, no entanto, que poderia ser improvável haver uma epidemia de câncer no cérebro, apenas um modesto aumento na prevalência.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar