AIDS 2022: Dolutegravir é eficaz em manter supressão viral em crianças e adolescentes com HIV

Estudo revisou dados clínicos de crianças e adolescentes com HIV entre 0 e 19 anos de idade que estavam em uso de dolutegravir.

Dados de ensaios clínicos randomizados levaram à recomendação do uso de dolutegravir (DTG) em crianças e adolescentes vivendo com HIV. Entretanto, dados de vida real ainda são escassos.

Resultados de um estudo longitudinal multicêntrico foram apresentados na 24th International AIDS Conference, avaliando a eficácia de esquemas baseados em DTG para manter supressão viral a curto e a longo prazo nessa população.

Metodologia

Trata-se de um estudo retrospectivo, com revisão de dados clínicos e taxas de supressão viral, de crianças e adolescentes com HIV entre 0 e 19 anos de idade atendidos em clínicas 6 países africanos e que estavam em uso de DTG.

Supressão viral foi definida como uma carga viral < 1.000 cópias/mL. Exames de carga viral foram avaliados a cada 6 meses após o início de DTG e o primeiro resultado foi usado como referência para acompanhar a tendência longitudinal de taxas de supressão viral.

Leia também: AIDS 2022: TARV, hormonioterapia e aspectos metabólicos

Resultados

Foram identificados 11.799 crianças e adolescentes que se enquadravam nos critérios de inclusão. O tempo médio de acompanhamento após o início de DTG foi de 22,4 meses. Estavam disponíveis 22.577 resultados de carga viral, variando entre 6 e 60 meses após os participantes terem começado DTG.

Para os resultados dos primeiros 6 meses de uso de DTG, a taxa de supressão viral foi de 92,1%, sem diferença entre os sexos (91,6% em mulheres vs. 92,7% em homens) ou entre diferentes faixas etárias (88,9% nos com 0 a 4 anos vs. 94,1% nos com 5 a 9 anos vs. 93,5% nos com 10 a 14 anos vs. 90,5% nos com 15 a 19 anos). As taxas de supressão viral se mantiveram sem perda significativa ao longo do tempo de acompanhamento da coorte, também de forma similar entre sexo e idade.

Mensagem prática

Os resultados desse estudo são mais uma evidência da eficácia de DTG na população pediátrica, inclusive quando utilizado como início de tratamento.

Confira mais da cobertura do Portal PEBMED na AIDS 2022:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  •