Leia mais:
Leia mais:
Conheça a próxima etapa do estudo da Unicamp e USP sobre os efeitos da covid-19 no cérebro
Covid-19: Ministério da Saúde anuncia aplicação da quarta dose em pessoas a partir dos 80 anos
ISICEM 2022: há benefício na terapia antiplaquetária em pacientes críticos com covid-19?
Covid-19: Publicação do Ministério da Saúde avalia impactos da pandemia na saúde dos brasileiros
Check-up Semanal: vacinação e síndrome pós Covid-19, vaginose bacteriana e mais! [podcast]

Aleitamento materno e Covid-19: quais as orientações mais recentes?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Sociedade Brasileira de Pediatria publicou uma nota de alerta sobre o aleitamento materno em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), baseada em estudos publicados até o presente momento.

Mãe e filho prestam atenção às recomendações sobre aleitamento materno durante a pandemia de Covid-19.

Aleitamento materno na Covid-19

Um estudo retrospectivo chinês, publicado no Lancet, analisou a presença de Covid-19 no líquido amniótico, sangue do cordão umbilical, leite materno e swab de orofaringe de recém-nascidos de nove mães com pneumonia por Covid-19. O vírus não foi encontrado em nenhuma das amostras analisadas, o que sugere que a transmissão vertical ou via leite materno é pouco provável.

O consenso chinês, entretanto, não descarta a possibilidade de transmissão vertical do Covid-19, e recomenda suspender a amamentação (inclusive em casos apenas suspeitos).

Revisões

As revisões do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) e do RCOG (Royal College of Obstetricians and Gynaecologists) orientam que a mãe que deseja amamentar deve tomar cuidados especiais no momento da mamada: lavar as mãos antes e depois de tocar o bebê e usar máscara facial. O editor chefe da Breastfeeding Medicine acredita que os bebês de mães infectadas provavelmente já estejam colonizados e, através da amamentação, anticorpos maternos serão passados ao bebê e o protegerão.

Caso a mãe não se sinta segura em amamentar o bebê, o leite pode ser ordenhado manualmente ou com bombas extratoras. Em ambos os casos com higiene adequada, sendo em seguida oferecido ao lactente por um cuidador assintomático, através de colheres ou copos.

Leia mais: Assistência na sala de parto ao neonato de mãe com Covid-19 suspeita ou confirmada

Diante das evidências, até o presente momento, a Sociedade Brasileira de Pediatria é favorável à manutenção do aleitamento materno. Desde que a mãe se sinta confortável e tome os cuidados adequados. As publicações a respeito desse tema indicam que o benefício do aleitamento é superior ao risco de transmissão do novo coronavírus.

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.