Alopurinol previne doença renal crônica grave em pacientes com gota

O alopurinol é um dos medicamento mais usados no tratamento da gota, pois age no controle dos níveis de ácido úrico no organismo.

A gota é uma inflamação que acomete as articulações, principalmente dos membros inferiores e dos pés, e é provocada pela hiperuricemia (excesso de ácido úrico no sangue). As manifestações clínicas da gota mais comuns são dor, inchaço e vermelhidão. Entre os fatores de risco estão idade avançada, obesidade, hipertensão, hiperlipidemia, doença isquêmica do coração, diabetes, doença renal crônica e medicamentos que alteram o balanço do ácido úrico. O alopurinol é um dos medicamentos mais usados no tratamento da gota.

gota

Alopurinol x gota

A escolha pelo alopurinol deve-se a sua ação no controle dos níveis de ácido úrico no organismo. Estudos recentes atestaram a segurança do fármaco em doses altas e não detectaram efeitos negativos na função renal. Uma nova pesquisa publicada na revista Jama Internal Medicine investigou a relação do uso do alopurinol com o risco de desenvolvimento de doença renal crônica no estágio 3 ou maior.

O estudo prospectivo de coorte analisou dados de 9520 pacientes, com idade entre 18 a 89 anos (média de 57 anos), recém diagnosticados com gota; destes, 7946 eram homens e 1574 mulheres.  O levantamento levou em consideração participantes sem doença renal crônica no estágio 3 ou maior, ou que não recebiam terapia de controle úrico antes do diagnóstico da doença. Os indivíduos foram designados aleatoriamente em dois grupos na razão de 1:1; o primeiro grupo (n=4760) recebeu alopurinol em dose diária de ≥300 mg, o segundo (n=4760) não foi medicado com o fármaco. O tempo de follow up durou em média cinco anos.

LEIA TAMBÉM: Dieta DASH, dieta ocidental e risco de gota

Resultados

O uso de alopurinol foi associado ao menor risco de desenvolvimento de doença renal crônica no estágio 3, mesmo em pacientes com a doença no estágio 2, em comparação com os pacientes que não receberam a medicação. (Hazard ratio 0,087; IC 95% [0,77-0,97]). Contudo, o alopurinol em doses menores do que 300 mg ao dia não demonstrou influência na função renal (HR, 1,00; IC 95% [0,91-1,09]).

Alopurinol: uma revisão rápida

  • Para que serve? Seu uso clínico é indicado para o tratamento de gota crônica, urolitíase, nefropatia aguda por ácido úrico, doença neoplásica ou doença mieloproliferativa com altas taxas de processamento celular, controle de cálculos renais e disfunções enzimáticas produtoras de urato.
  • Quais são os efeitos colaterais? Rash e hipersensibilidade.
  • Quais são as contraindicações? Pessoas com hipersensibilidade aos componentes, lactação, menores de 10 anos.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades