Leia mais:
Leia mais:
Gota: diagnóstico, tratamento e recomendações [podcast]
Qual é o impacto da gota globalmente?
Check-up Semanal: novo guideline para gota, cirurgia bariátrica e diabetes tipo 2 e mais [podcast]
Novos guidelines ACR para o manejo da gota
TOP 5: assédio moral na residência, hipodermóclise e mais! [podcast]

Alopurinol previne doença renal crônica grave em pacientes com gota

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A gota é uma inflamação que acomete as articulações, principalmente dos membros inferiores e dos pés, e é provocada pela hiperuricemia (excesso de ácido úrico no sangue). As manifestações clínicas da gota mais comuns são dor, inchaço e vermelhidão. Entre os fatores de risco estão idade avançada, obesidade, hipertensão, hiperlipidemia, doença isquêmica do coração, diabetes, doença renal crônica e medicamentos que alteram o balanço do ácido úrico. O alopurinol é um dos medicamentos mais usados no tratamento da gota.

gota

Alopurinol x gota

A escolha pelo alopurinol deve-se a sua ação no controle dos níveis de ácido úrico no organismo. Estudos recentes atestaram a segurança do fármaco em doses altas e não detectaram efeitos negativos na função renal. Uma nova pesquisa publicada na revista Jama Internal Medicine investigou a relação do uso do alopurinol com o risco de desenvolvimento de doença renal crônica no estágio 3 ou maior.

O estudo prospectivo de coorte analisou dados de 9520 pacientes, com idade entre 18 a 89 anos (média de 57 anos), recém diagnosticados com gota; destes, 7946 eram homens e 1574 mulheres.  O levantamento levou em consideração participantes sem doença renal crônica no estágio 3 ou maior, ou que não recebiam terapia de controle úrico antes do diagnóstico da doença. Os indivíduos foram designados aleatoriamente em dois grupos na razão de 1:1; o primeiro grupo (n=4760) recebeu alopurinol em dose diária de ≥300 mg, o segundo (n=4760) não foi medicado com o fármaco. O tempo de follow up durou em média cinco anos.

LEIA TAMBÉM: Dieta DASH, dieta ocidental e risco de gota

Resultados

O uso de alopurinol foi associado ao menor risco de desenvolvimento de doença renal crônica no estágio 3, mesmo em pacientes com a doença no estágio 2, em comparação com os pacientes que não receberam a medicação. (Hazard ratio 0,087; IC 95% [0,77-0,97]). Contudo, o alopurinol em doses menores do que 300 mg ao dia não demonstrou influência na função renal (HR, 1,00; IC 95% [0,91-1,09]).

Alopurinol: uma revisão rápida

  • Para que serve? Seu uso clínico é indicado para o tratamento de gota crônica, urolitíase, nefropatia aguda por ácido úrico, doença neoplásica ou doença mieloproliferativa com altas taxas de processamento celular, controle de cálculos renais e disfunções enzimáticas produtoras de urato.
  • Quais são os efeitos colaterais? Rash e hipersensibilidade.
  • Quais são as contraindicações? Pessoas com hipersensibilidade aos componentes, lactação, menores de 10 anos.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar