Antibiótico Eravaciclina é aprovado pela FDA para tratar infecções intra-abdominais

A FDA aprovou o uso do antibiótico Eravaciclina no tratamento de infecções intra-abdominais graves complicadas em pessoas maiores de 18 anos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou em agosto o uso do antibiótico Eravaciclina (Xerava) no tratamento de infecções intra-abdominais complicadas em pessoas maiores de 18 anos. Conforme noticiamos no ano passado, o fármaco estava em fase final de testes e apresentou eficácia comprovada similar à do Ertapenem.

O medicamento é injetável, sintético da fluorociclina e pertence ao grupo de antibióticos tetraciclina. O antibiótico age no combate às principais bactérias gram-negativas, gram-positivas e facultativas, a maioria destas apresenta resistência aos antibióticos cefalosporina, fluoroquinolona, inibidores de β-lactamase, entre outros. Nos testes clínicos, o fármaco foi bem tolerado pelo organismo e apresentou alto grau de cura em indivíduos com infecções intra-abdominais complicadas.

Leia mais: Infecções intra-abdominais pós-operatórias: tempo de antibiótico pode ser mais curto

Método

Os testes finais realizados em pacientes diagnosticados com infecções intra-abdominais complicadas contaram com a participação de 541 voluntários; destes, 270 (praticamente a metade) foram medicados com Eravaciclina (1 mg/kg a cada 12 horas por via venosa), enquanto o restante (271) recebeu 1g de Ertapenem, também por via venosa, a cada 24h.

Resultados

O índice de cura atingiu 87% no grupo testado com Eravaciclina e no outro que recebeu Ertapenem a taxa global de cura foi de 89%, mostrando que o fármaco aprovado pela FDA possui amplo espectro de atividade antimicrobiana. A diferença da cura clínica entre os dois grupos foi de -0,80% (95% IC, −7.1% até 5.5%).

Ainda não há previsão de quando a Eravaciclina chegará ao mercado e nem o valor, mas espera-se que o fabricante disponibilize o medicamento até o fim do ano.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags

FDA