Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: aumento de influenza no sudeste brasileiro, saúde cardiovascular e mais! [podcast]
A diverticulite aguda leve pode ser tratada ambulatorialmente e sem antibióticos?
Programas de stewardship de antibióticos na UTI
Uso de amoxicilina para o tratamento de infecções torácicas em crianças apresenta poucos efeitos
Qual antibiótico utilizar em procedimentos cólon-retal?

Custo x benefício dos antibióticos tópicos nas infecções pós-trauma ortopédico

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Recentemente alguns estudos sugerem que o uso da vancomicina em pó reduz significativamente o risco de infecções Gram-positivas após a osteossíntese de fraturas de tíbia com elevado risco de infecção. Em modelos animais a tobramicina em pó parece reduzir também o risco de infecção.

Leia também: Guideline para descontinuação de antibióticos no contexto de pneumonias associadas à ventilação mecânica

Antibióticos tópicos podem ser usados como profilaxia de infecção em cirurgia de trauma ortopédico

Antibióticos tópicos

Há um interesse crescente em relação aos riscos e benefícios dos antibióticos intraferidas aplicados diretamente em feridas cirúrgicas para a prevenção de infecção após cirurgia de trauma ortopédico. Um recente estudo foi elaborado com o objetivo de investigar a viabilidade econômica do uso de vancomicina e tobramicina para a profilaxia de infecções nas cirurgias de trauma ortopédico.

Um cálculo matemático utilizando uma equação de análise de equilíbrio foi realizada considerando o uso isolado ou combinado dos antibióticos para determinar a respectiva redução de risco absoluto na taxa de infecção necessária para tornar a aplicação profilática de cada tipo de terapia justificável. Essa equação permite avaliar a redução de risco absoluto para determinar a porcentagem pela qual a taxa de infecção inicial precisaria ser diminuída usando o protocolo profilático a fim de se obter um equilíbrio em relação ao custo.

Considerando os custos de uma dosagem de 1 grama de vancomicina em pó e 1,2 grama de tobramicina de aproximadamente U$ 20,64 e U$ 75,80, foram realizados cálculos demonstrando que as taxas de infecção inicial precisariam ser reduzidas em menos de 0,1% para que o uso de vancomicina ou de tobramicina em pó se tornassem economicamente justificáveis. Assim, a prevenção de uma infecção pós-operatória entre 1.000 cirurgias com o uso de vancomicina resultaria em um equilíbrio de custos.

Conclusão

Comparando os dados calculados com dados disponíveis na literatura os autores do estudo sugerem que a aplicação em pó isolada ou combinada de vancomicina ou tobramicina parece ser economicamente justificável para a prevenção de infecções em cirurgia ortopédica de trauma.

O estudo apresenta limitações importantes e pode não representar custos dos mesmos tratamentos em nosso meio, mas os achados podem servir como base para avaliações e estudos semelhantes acerca desta temática.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Kirchner GJ, Smith NP, Garner MR. Intra-wound vancomycin and tobramycin powder for infection prophylaxis in orthopaedic trauma surgery: Economically justifiable? Injury. 2021 Nov;52(11)3340-3343. doi: 10.1016/j.injury.2021.08.028
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.