Leia mais:
Leia mais:
O que se sabe até agora sobre a reforma tributária e como ela impacta os médicos?
Hematoma subdural: caso clínico na emergência [podcast]
Acometimento neurológico em crianças com síndrome hemolítico-urêmica típica: dados de uma revisão retrospectiva
Anestesia e hipotireoidismo
Cinco dicas para falar sobre fertilidade com seus pacientes

Anticoncepcionais orais e risco de câncer: o que as evidências dizem

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

“As associações entre o uso de anticoncepcionais orais e os cânceres de ovário, endométrio, mama e colorretal são alterados por características modificáveis no estilo de vida?”, essa foi a pergunta que pesquisadores objetivaram responder em novo artigo do JAMA Oncology.

Para esse estudo de coorte, foram utilizados os dados do NIH-AARP Diet and Health Study com, pelo menos, 100 mil mulheres (idade mediana de 62 anos; 96% na pós-menopausa) que utilizavam contraceptivos orais. Foram identificados 1.241 casos de câncer de ovário, 2.337 de câncer de endométrio, 11.114 de mama e 3.507 de colorretal durante o seguimento.

As seguintes características modificáveis do estilo de vida foram analisadas:

  • Tabagismo
  • Consumo de álcool
  • Índice de massa corporal (IMC)
  • Prática de atividade física

Câncer de ovário:

A redução do risco para câncer de ovário associada ao uso de anticoncepcionais orais foi mais forte de acordo com o tempo do uso do medicamento (uso a longo prazo [≥ 10 anos] HR = 0,60; IC de 95%: 0,47 a 0,76; p < 0,001) e foi semelhante em todos os fatores modificáveis do estilo de vida.

Câncer de endométrio:

A redução do risco para câncer de endométrio também foi reforçada de acordo com a duração do uso (uso a longo prazo [≥ 10 anos] HR = 0,66; IC de 95%: 0,56 a 0,78; p < 0,001). Essa redução foi mais acentuada entre as mulheres fumantes (HR = 0,47; IC de 95%: 0,25 a 0,88), obesas (HR = 0,36; IC de 95%: 0,25 a 0,52) e que raramente praticavam atividade física (HR = 0,40; IC de 95%: 0,29 a 0,56).

Câncer de mama e colorretal:

As associações entre o uso de contraceptivos orais e câncer de mama e colorretal foram predominantemente nulas.

Resultados

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o uso a longo prazo (≥ 10 anos) de anticoncepcionais orais está associado a uma redução no risco de desenvolver câncer de ovário em todas as mulheres, até mesmo naquelas que eram fumantes, obesas e sedentárias; e a uma redução no risco de câncer de endométrio, com quedas mais acentuadas nas fumantes, obesas e sedentárias.

Por isso, o uso de contraceptivo oral pode ser benéfico para a quimioprevenção em uma variedade de mulheres com diferentes fatores de riscos.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Michels KA et al. Modification of the associations between duration of oral contraceptive use and ovarian, endometrial, breast, and colorectal cancers. JAMA Oncol 2018 Jan 18 || https://doi.org/10.1001/jamaoncol.2017.4942
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar