Página Principal > Psiquiatria > Antidepressivo aumenta risco de obesidade?
medicamento

Antidepressivo aumenta risco de obesidade?

Tempo de leitura: 2 minutos.

A obesidade está associada à depressão e o tratamento com antidepressivo também pode estar associado ao ganho de peso, por meio de mecanismos ainda não totalmente compreendidos. Em artigo do British Medical Journal, publicado em maio, pesquisadores analisaram a associação entre o uso de antidepressivos e o peso corporal.

Para esse estudo populacional de coorte, com dados nacionais do Reino Unidos, foram incluídos 136.762 homens e 157.957 mulheres (idade média de 51,5 anos) com três ou mais registros do índice de massa corporal (IMC). Entre os participantes, 17.803 (13,0%) homens e 35.307 (22,4%) mulheres receberam antidepressivos. Os desfechos primários incluíram aumento de ≥ 5% no peso corporal e transição para sobrepeso ou obesidade.

LEIA MAIS: Qual é o melhor antidepressivo para adultos? Estudo compara 21 fármacos

Antidepressivos e o ganho de peso

A incidência de novos episódios de ganho de peso de ≥ 5% em participantes que não tomaram antidepressivos foi de 8,1 por 100 pessoas / ano vs. 11,2 por 100 pessoas / ano nos indivíduos que receberam antidepressivos (P <0,001).

O risco de ganho de peso permaneceu maior durante, pelo menos, seis anos do follow-up. No segundo ano de tratamento, o número de participantes tratados com antidepressivos por um ano para um episódio adicional de ≥ 5% de ganho de peso foi 27.

Em pessoas que estavam inicialmente com peso normal, a razão ajustada para transição para sobrepeso ou obesidade foi de 1,29 (1,25 a 1,34); em indivíduos que estavam inicialmente com sobrepeso, a razão ajustada para transição para a obesidade foi de 1,29 (1,25 a 1,33).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que os antidepressivos podem contribuir para o aumento do risco a longo prazo de ganho de peso, e esse fator deve ser considerado no momento da prescrição.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Gafoor R et al. Antidepressant utilisation and incidence of weight gain during 10 years’ follow-up: Population based cohort study. BMJ 2018 May 23; 361:k1951 || https://doi.org/10.1136/bmj.k1951

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.