Leia mais:
Leia mais:
Podcast da Pebmed: fluvoxamina na COVID-19 (TOGETHER trial), “antes só que mal acompanhado!” [podcast]
É seguro suspender antidepressivos na atenção primária? 
Doenças mentais pós-pandemia: o que podemos fazer enquanto enfermeiros?
Entrevista com especialista: suicídio na pandemia
Podcast Integrado: prevenção ao Suicídio: como detectar fatores de risco? [podcast]

Antidepressivo aumenta risco de obesidade?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A obesidade está associada à depressão e o tratamento com antidepressivo também pode estar associado ao ganho de peso, por meio de mecanismos ainda não totalmente compreendidos. Em artigo do British Medical Journal, publicado em maio, pesquisadores analisaram a associação entre o uso de antidepressivos e o peso corporal.

Para esse estudo populacional de coorte, com dados nacionais do Reino Unidos, foram incluídos 136.762 homens e 157.957 mulheres (idade média de 51,5 anos) com três ou mais registros do índice de massa corporal (IMC). Entre os participantes, 17.803 (13,0%) homens e 35.307 (22,4%) mulheres receberam antidepressivos. Os desfechos primários incluíram aumento de ≥ 5% no peso corporal e transição para sobrepeso ou obesidade.

LEIA MAIS: Qual é o melhor antidepressivo para adultos? Estudo compara 21 fármacos

medicamento

Antidepressivos e o ganho de peso

A incidência de novos episódios de ganho de peso de ≥ 5% em participantes que não tomaram antidepressivos foi de 8,1 por 100 pessoas / ano vs. 11,2 por 100 pessoas / ano nos indivíduos que receberam antidepressivos (P <0,001).

O risco de ganho de peso permaneceu maior durante, pelo menos, seis anos do follow-up. No segundo ano de tratamento, o número de participantes tratados com antidepressivos por um ano para um episódio adicional de ≥ 5% de ganho de peso foi 27.

Em pessoas que estavam inicialmente com peso normal, a razão ajustada para transição para sobrepeso ou obesidade foi de 1,29 (1,25 a 1,34); em indivíduos que estavam inicialmente com sobrepeso, a razão ajustada para transição para a obesidade foi de 1,29 (1,25 a 1,33).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que os antidepressivos podem contribuir para o aumento do risco a longo prazo de ganho de peso, e esse fator deve ser considerado no momento da prescrição.

Acesse mais de 900 modelos de prescrição para uma rotina médica mais prática. Baixe aqui o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Gafoor R et al. Antidepressant utilisation and incidence of weight gain during 10 years’ follow-up: Population based cohort study. BMJ 2018 May 23; 361:k1951 || https://doi.org/10.1136/bmj.k1951
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.