Página Principal > Terapia Intensiva > Antipsicóticos em pacientes internados sem doença psiquiátrica pode aumentar risco de pneumonia por aspiração
noac

Antipsicóticos em pacientes internados sem doença psiquiátrica pode aumentar risco de pneumonia por aspiração

Tempo de leitura: 2 minutos.

A prescrição off-label de antipsicóticos é comum em hospitais, principalmente no manejo do delirium. Em novo artigo do Journal of the American Geriatrics Society, pesquisadores investigaram a associação entre o uso de antipsicóticos em pacientes internados sem doença psiquiátrica e o risco de pneumonia por aspiração.

Para esse estudo retrospectivo de coorte, foram investigadas todas as hospitalizações de adultos (n = 146.552; idade média = 56 anos; 61% do sexo feminino) entre janeiro de 2007 e julho de 2013. Transferências hospitalares externas, internações por menos de 48 horas e hospitalizações psiquiátricas foram excluídos.

Os antipsicóticos foram utilizados em 10.377 (7,1%) hospitalizações (80% atípicos, 35% típicos e 15% ambos). A pneumonia por aspiração ocorreu em 557 (0,4%) internações. A incidência de pneumonia por aspiração foi de 0,3% em indivíduos não expostos aos antipsicóticos e 1,2% em indivíduos expostos (odds ratio [OR] = 3,9, intervalo de confiança [IC] de 95% = 3,2 a 4,8).

Após o ajuste para fatores de confusão, os antipsicóticos foram significativamente associados ao quadro de pneumonia por aspiração (OR ajustado = 1,5; IC de 95% = 1,2 a 1,9). Resultados semelhantes foram demonstrados em uma análise restrita a pessoas com delirium ou demência. A exposição antipsicótica e a incidência de pneumonia por aspiração aumentaram significativamente de acordo com a idade do paciente.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o uso de antipsicóticos em indivíduos internados sem doença psiquiátrica está associado com maior risco de pneumonia por aspiração. Esse risco deve ser considerado na prescrição de antipsicóticos no hospital.

Leia também: ‘Antipsicóticos e o risco de morte em pacientes com demência’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Herzig SJ et al. Antipsychotics and the risk of aspiration pneumonia in individuals hospitalized for nonpsychiatric conditions: A cohort study. J Am Geriatr Soc 2017 Dec; 65:2580 || https://doi.org/10.1111/jgs.15066

Um comentário

  1. Excelente comentário do uso dos antipsicoticos e pneumonia por aspiração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.