Leia mais:
Leia mais:
Anvisa alerta sobre imunoglobulina falsificada no país
Uso combinado de imunoglobulina intravenosa e infliximabe em crianças com síndrome inflamatória multissistêmica (SIM-P)
Doença de Kawasaki com resistência a duas doses de Imunoglobulina
Imunoglobulinas no tratamento de doenças neurológicas

Anvisa alerta sobre imunoglobulina falsificada no país

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado de alerta aos profissionais de saúde e gestores de unidades de atendimento sobre a circulação de uma marca de imunoglobulina falsificada no país, através da Resolução RE 124, de 13 de janeiro de 2022. 

A detentora do registro, Blau Farmacêutica, comunicou à Anvisa a falsificação do frasco-ampola de solução injetável da marca Imunoglobulin®, de 5g/100 mL. 

Trata-se de uma proteína que circula no sangue e que pode atuar no combate a vírus, bactérias, toxinas e elementos formados a partir de processos inflamatórios no corpo humano. 

imunoglobulina

Orientações 

O comunicado da agência destacou a importância de profissionais da área de saúde prestarem atenção às características do produto falsificado, diferentes do original. 

O medicamento falso apresenta as seguintes características: 

  • Frasco sem alça de apoio para infusão;
  • Lacre de alumínio sem gravação lateral que conteria o nome do produto;
  • Concentração e número de lote;
  • Tampa menor e corpo do frasco mais largo que o original;
  • Tampa com fenda diferente da original, que não possui fenda. 

Se o profissional de saúde identificar um produto com tais características não deve utilizá-lo e informar o fato à agência reguladora, o que pode ser feito pelo sistema Notivisa. 

Caso tenham dúvidas sobre a procedência do produto, recomenda-se o contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da, pelo telefone 0800-701-6399. 

Mais sobre Imunoglobulin® 

A indicação do medicamento pode melhorar a resposta de defesa do organismo. Em muitos casos, o anticorpo é utilizado em infecções bacterianas – principalmente, em associação com antibióticos – ou em infecções por vírus, com o objetivo de acelerar a melhora clínica. É receitado em muitas outras situações clínicas, como: pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), nas infecções em prematuros ou após um transplante de medula óssea.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.