Anvisa alerta sobre imunoglobulina falsificada

Anvisa orienta a verificação da validade do medicamento por meio dos lotes, tendo identificado os lotes falsificados, a orientação é não usar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão e a proibição da distribuição, da comercialização e do uso de unidades falsificadas do medicamento Panzyga® (Imunoglobulina Humana 10% 5g/50mL), lote K110A8285, validade 02/2024. As medidas foram estabelecidas pela Resolução RE 288, no último dia 20. 

Leia também: Anvisa analisa pedido de registro de vacina contra a dengue.

A detentora do registro, a Octapharma Brasil Ltda.,comunicou à Anvisa a identificação de unidades falsificadas do frasco-ampola do produto biológico Panzyga®, lote K110A8285, validade 02/2024. A empresa informou diferenças na data de validade do produto e no material de embalagem (etiqueta e caixa).  

 O número de lote K110A8285 realmente existe, mas a verdadeira data de validade é 02/2023, enquanto a data de validade do produto falsificado é 02/2024. Portanto, é possível identificar o produto falsificado pela data de validade, que não corresponde ao produto original.

Ainda há a suspeita de que o conteúdo do frasco não seja realmente imunoglobulina humana e que se trata de um lote de solução de albumina humana.

Saiba mais: Anvisa: Nova plataforma vai agilizar coleta de dados de hemoterapia.

Anvisa alerta sobre imunoglobulina falsificada, lote apresenta validade de 2024

Anvisa alerta sobre imunoglobulina falsificada, lote apresenta validade de 2024

Anvisa notifica serviços de saúde

A agência reguladora solicita aos serviços de saúde que, caso notem unidades com essas características de falsificação, não utilizem os produtos e comuniquem o fato, preferencialmente via Notivisa. Caso alguém tenha dúvidas sobre a procedência do produto, recomenda-se que entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor Octapharma Brasil Ltda (21) 2430 3183 e, caso seja confirmada a falsificação, deve comunicar o fato à Anvisa através do Notivisa.  

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/identificada-imunoglobulina-falsificada

Especialidades