Anvisa aprova ampliação do uso de Remdesivir em casos de covid-19

Anteriormente, o Remdesivir tinha indicação para tratamento apenas em adultos e adolescentes com pneumonia com necessidade de oxigênio.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Uma nova indicação do medicamento Veklury® (Remdesivir) foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento da covid-19. A medida foi divulgada no dia 25 de maio no portal da instituição.

O fármaco poderá ser utilizado em pacientes adultos que não precisem de administração suplementar de oxigênio e que apresentem risco aumentado de progredir para caso grave da enfermidade.

Segundo a agência, a empresa Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil apresentou dados clínicos que demonstraram a eficácia e a segurança do medicamento para essa finalidade.

Antes, o Remdesivir tinha indicação terapêutica no Brasil para tratamento de Covid-19 apenas em pacientes adultos e adolescentes com pneumonia que necessitavam de oxigênio. Com essa nova indicação, o uso da medicação deve ser iniciado assim que possível após o diagnóstico e até sete dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Leia também: Efeito devastador da Covid-19 no tratamento da tuberculose: um caminho para recuperação

O tratamento completo dura três dias. A recomendação da agência é que seja administrada, por infusão intravenosa, uma dose única de 200 mg de Remdesivir no primeiro dia. Nos dias seguintes, a administração de uma dose diária de 100 mg, com o mesmo procedimento.

A Anvisa recomenda ainda que sejam seguidas as mesmas condições de segurança para uso do medicamento em ambiente ambulatorial, como a realização de testes laboratoriais hepáticos e renais em todos os pacientes antes do início do tratamento.

Mais sobre o Remdesivir

Trata-se de um antiviral injetável produzido no formato de pó para diluição em frascos de 100 mg, que impede a replicação do vírus no organismo, diminuindo o processo de infecção da covid-19.

Além dessa indicação, o remédio é utilizado no tratamento de complicações causadas pelo vírus Ebola.

Nos Estados Unidos, o Veklury® (Remdesivir) é o primeiro e único tratamento aprovado para pacientes pediátricos menores de 12 anos com Covid-19 e apoiado pelos dados da Fase 2/3, que demonstram o perfil de segurança e tolerabilidade e o resultado de melhora clínica em pacientes pediátricos hospitalizados tratados com o medicamento.

Saiba mais: Covid-19: FDA autoriza antiviral oral da Merck para tratamento em determinados casos de Covid-19

O anúncio foi realizado no dia 25 de abril, após a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) do novo pedido de medicamento suplementar (sNDA) para o Veklury® (Remdesivir) para o tratamento de pacientes pediátricos com mais de 28 dias, com peso mínimo de 3 kg, hospitalizados com a Covid-19 ou ainda com a doença leve a moderada e considerados de alto risco para progressão para Covid-19 grave, incluindo hospitalização ou óbito.

Sob a indicação expandida, um regime de tratamento Veklury® de três dias é recomendado para ajudar a prevenir a hospitalização em pacientes pediátricos com covid-19 não hospitalizados que apresentam alto risco de progressão da enfermidade. Para pacientes pediátricos hospitalizados que não necessitam de ventilação mecânica invasiva e/ou ECMO, é recomendado um curso de tratamento de cinco dias.

Veklury® é contraindicado em pacientes alérgicos ao medicamento ou a qualquer um de seus componentes.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# ANVISA. Anvisa aprova nova indicação de remdesivir para Covid-19. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-aprova-indicacao-de-remdesivir-para-covid-19 # ANVISA. Rendesivir. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/coronavirus/medicamentos/rendesivir # GILEAD. Veklury® (Remdesivir) is First and Only Approved Treatment for Pediatric Patients Under 12 Years of Age with COVID-19. Disponível em: https://www.gilead.com/news-and-press/press-room/press-releases/2022/4/veklury-remdesivir-is-first-and-only-approved-treatment-for-pediatric-patients-under-12-years-of-age-with-covid19 # Agência Brasil. Anvisa amplia uso do remdesivir em casos de covid-19. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-05/anvisa-amplia-uso-do-remdesivir-em-casos-de-covid-19 # ISMEP. Anvisa amplia uso do remdesivir em casos de covid-19. Disponível em: https://www.ismep.com.br/anvisa-amplia-uso-do-remdesivir-em-casos-de-covid-19/