Leia mais:
Leia mais:
CDC aprova o uso da vacina Moderna contra covid-19 para crianças de 6 a 17 anos
Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19
Qual o papel da anticoagulação na covid-19?
Papel das comorbidades na infecção grave por covid-19
Covid-19: Novo autoteste pode ser realizado em crianças a partir de três anos de idade

Anvisa autoriza vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nesta quinta-feira, 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. A decisão foi divulgada após avaliação técnica do pedido submetido pela farmacêutica americana no dia 12 de novembro. 

vacina da pfizer em crianças

A autorização da Anvisa 

O anúncio foi feito durante uma reunião pública transmitida pela agência na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Anvisa, a aprovação foi concedida após uma análise técnica de dados e estudos clínicos conduzidos pela farmacêutica. Os resultados analisados indicam que a vacina é segura e eficaz para este público. 

Especialistas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tiveram acesso aos dados coletados e também participaram da decisão da Anvisa.  

“O olhar de especialistas externos foi um critério adicional adotado pela Anvisa para que o uso da vacina por crianças fosse aprovado dentro dos mais rigorosos critérios, considerando para isso o conhecimento de profissionais médicos que atuam no dia a dia com crianças e imunização.”, destacou a Anvisa em nota publicada em seu portal. 

Leia também: Covid-19: sintomas de longa duração são raros em crianças e adolescentes 

Dosagem diferente para o público infantil 

A Anvisa também anunciou que a dosagem da vacina da Pfizer para esta faixa etária será menor que a utilizada por maiores de 12 anos. A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (maiores de 12 anos recebem 0,3 mL por dose), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. 

Além disso, serão utilizados frascos diferentes com a dosagem específica para cada grupo. Os frascos serão diferenciados pela cor, sendo roxo para adultos e adolescentes maiores de 12 anos e laranja para crianças, de acordo com a própria Pfizer. 

Estudo sobre a vacina da Pfizer em crianças 

No dia 5 de novembro, por meio de artigo publicado no JAMA, os pesquisadores William Moss e Jennifer Nuzzo (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health) e Lawrence Gostin (O’Neill Institute for National and Global Health Law, Georgetown University) esclareceram as maiores dúvidas sobre o que pais, profissionais e legisladores precisam saber sobre a vacinação contra Covid-19 em crianças. Esses tópicos foram sintetizados nesta publicação do Portal PEBMED. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

 Referência bibliográfica: 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.