Anvisa concede autorização para uso emergencial do medicamento regdanvimabe para Covid-19

A Anvisa aprovou o uso emergencial e em caráter experimental do medicamento Regkirona (regdanvimabe) para tratamento da Covid-19. Saiba mais.

Na última quarta-feira, 11, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, através da Diretoria Colegiada e por unanimidade, o uso emergencial e em caráter experimental do medicamento Regkirona (regdanvimabe). 

Segundo publicação da Anvisa, a Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED), a Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) e a Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) analisaram todo o processo. 

O pedido de autorização para uso emergencial do medicamento foi recebido pela agência no dia 12 de maio e foi feito pela empresa Celltrion Healthcare Distribuição de Produtos Farmacêuticos do Brasil Ltda. 

regdanvimabe

O regdanvimabe

Trata-se de um medicamento que é um anticorpo monoclonal. Segundo a diretora relatora, Meiruze Freitas, ensaios clínicos com os anticorpos monoclonais evidenciaram eficácia na redução de danos pulmonares, diminuição da viremia e do risco de hospitalização. Esses dados levaram agências reguladoras, como a Food and Drug Administration (FDA) e a europeia European Medicines Agency (EMA) e agora a Anvisa, a aprovar a solicitação para uso emergencial do regdanvimabe contra Covid-19.

Ainda de acordo com a Anvisa e a bula do regdanvimabe, ele deve ser indicado em pacientes com Covid-19 leve a moderada e que não precisam de auxílio de oxigênio. Outros fatores para indicação do medicamento é a infecção em pacientes com comorbidades de alto risco, que podem desenvolver com mais facilidade a Covid-19 grave.

Contraindicações

A bula do regdanvimabe ainda reforça que sua utilização não é indicada em pacientes que:

  • Estejam hospitalizados devido a complicações da Covid-19;
  • Precisem de suplementação de oxigênio devido a complicações da Covid-19;
  • Necessitam de aumento na taxa de fluxo de oxigênio basal por conta da Covid-19;
  • Pacientes que foram submetidos à oxigenoterapia crônica devido a comorbidade subjacente não relacionada à Covid-19. 

Leia também: Remdesivir para tratamento da Covid-19: Quando e como usar?

Utilização do regdanvimabe

É um medicamento injetável de uso exclusivo de hospitais, sendo destinado para uso em programas de saúde pública no combate ao Sars-CoV-2. 

Segundo a Anvisa, a recomendação é de uma dose única de 40 mg/kg, sendo administrado após exame positivo para Covid-19 e dentro dos sete dias após os primeiros sintomas. 

O medicamento não poderá ser comercializado em farmácias e drogarias. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.