Hospitais de Belo Horizonte recrutam voluntários para estudar anticorpos contra a Covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Hospital das Clínicas da UFMG, que integra a Rede Ebserh/MEC, estão recrutando voluntários para uma pesquisa que utiliza anticorpos no tratamento contra a Covid-19.

Coordenado pela National Institutes of Health, o estudo internacional Therapeutic Interventions and Vaccines (ACTIV-2) também é realizado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, além dos Estados Unidos, Argentina, Peru e África do Sul.

A perspectiva é testar, simultânea e sequencialmente diferentes tratamentos e formas de aplicação de anticorpos monoclonais na população acima de 18 anos. Para participar, o candidato deverá apresentar sintomas leves ou moderados da doença.  No país, serão incluídos 700 participantes no total, sendo que 450 já estão em acompanhamento.

anticorpos monoclonais contra covid-19

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Anticorpos contra Covid-19

“O anticorpo produzido por quem já teve a doença é purificado e expandido, como se fizéssemos cópias infinitas daquele anticorpo original no laboratório. É uma substância sintética. O objetivo é bloquear o lugar onde a espícula do novo coronavírus se liga no receptor da célula e bloqueia a infecção”, explicou o imunologista Jorge Pinto, coordenador da pesquisa da UFMG, em entrevista ao Portal G1.

Esse anticorpo é utilizado na prevenção da progressão da Covid-19, principalmente em pacientes que têm risco aumentado, como os hipertensos, obesos, fumantes e imunossuprimidos.

Metade dos pacientes vai receber o anticorpo e a outra metade, placebo. Os voluntários serão acompanhados por 72 semanas através de visitas remotas, em chamadas telefônicas e entrevistas com vídeo com os pesquisadores. Serão realizadas algumas visitas presenciais e os selecionados terão ajuda de custo para transporte e alimentação, além de consultas e exames gratuitos.

Os interessados devem ser maiores de 18 anos, terem sido infectados há menos de dez dias, sem indicação de hospitalização e com saturação de oxigênio acima de 92%. Gestantes e lactantes não podem participar. Os anticorpos serão aplicados em dose única, por infusão venosa.

Como participar

Na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, os interessados podem contatar a equipe do estudo através do telefone/whatsapp: (031) 98109-1143 ou pelo e-mail: cov3001.ufmg@gmail.com.

Já no Hospital das Clínicas, os contatos devem ser realizados pelo whatsapp (31) 97170-1111 ou e-mail cpconvida.hcmg@ebserh.gov.br.

Leia também: Covid-19: autorizado uso emergencial de medicamento com anticorpos monoclonais

Uso de anticorpos monoclonais anima pesquisadores americanos

Pesquisadores da Universidade Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos, têm se mostrado animados com os resultados dos estudos realizados com os anticorpos monoclonais.

Em maio deste ano, durante a sua participação no 5º Simpósio Internacional de Imunobiológicos, organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o imunologista James Crowe se mostrou muito otimista em relação aos avanços das pesquisas com esse novo tratamento, que em breve será iniciado em Belo Horizonte.

“Estamos muito otimistas e acreditamos que os anticorpos monoclonais poderão se tornar uma ótima solução no tratamento da Covid-19”, disse o cientista participante do programa.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referências bibliográficas:

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar