Anvisa determina a suspensão da importação do medicamento etesevimabe + banlanivimabe

A Anvisa suspendeu a importação da combinação de anticorpos etesevimabe e banlanivimabe, fabricada pela empresa Eli Lilly. Saiba mais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Nesta quinta-feira, 15, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação da combinação de anticorpos etesevimabe e banlanivimabe, fabricada pela empresa Eli Lilly, de Indianápolis, nos Estados Unidos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) deste dia 16.

Em maio deste ano, a Anvisa havia aprovado os anticorpos etesevimabe e banlanivimabe para tratamento da Covid-19. 

Estes anticorpos neutralizam o vírus antes que ele entre na célula. De acordo com os especialistas, quando utilizados juntos, os dois medicamentos podem reduzir em até 70% a incidência da Covid-19 nos pacientes em estágios iniciais da enfermidade.

etesevimabe e banlanivimabe

A suspensão 

A Anvisa informa que em uma inspeção sanitária realizada pelo Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora norte-americana, possíveis deficiências deficiências na planta foram identificadas pela entidade. O acontecimento desencadeou na publicação do Formulário 483 pelo FDA. 

Este formulário consiste em uma notificação oficial da entidade quando o investigador analisar e identificar qualquer condição que possa significar impactos negativos na produção de produtos e riscos iminentes à saúde.     

Ao receber tais informações, a Anvisa notificou a Eli Lilly, que foi convidada a prestar maiores esclarecimentos sobre o posicionamento do FDA. Segundo a empresa americana, os lotes presentes no Brasil não foram importados da planta notificada. Além disso, as atividades no local já foram devidamente paralisadas. 

A Eli Elly também garante que não irá importar produtos produzidos nesta planta até que a sua situação esteja devidamente regularizada, com a adequação e comprovação pelo FDA. 

Segundo a Anvisa, a decisão de suspender a importação da associação dos anticorpos etesevimabe e banlanivimabe pode ser revogada quando a Eli Elly apresentar evidências de que estão devidamente adequadas às Boas Práticas de Fabricação (BPF).  

Leia também: Anvisa autoriza uso emergencial do Sotrovimabe para tratamento da Covid-19

Importação da associação etesevimabe e banlanivimabe

O medicamento ainda está disponível para importação em outras empresas, mesmo com a suspensão dos serviços da empresa americana Eli Elly. Outras instituições podem fazer este processo, de acordo com a Autorização de Uso Emergencial (AUE), que foi aprovada pela Anvisa. As empresas disponíveis para importação do etesevimabe e banlanivimabe são:

Banlanivimabe:    

  • Lilly France SAS (Fegersheim, França).    
  • Jubilant HollisterStier LLC (Spokane, EUA).   
  • BSP Pharmaceuticals S.p.A. (Latina Scalo, Itália)  

  Etesevimabe  

  • Lilly France SAS (Fegersheim, França).    

 *Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão