Anvisa autoriza uso emergencial do Sotrovimabe para tratamento da Covid-19

A Anvisa autorizou de forma temporária o uso emergencial do medicamento Sotrovimabe no tratamento da Covid-19. Saiba mais.

Nesta quarta-feira, 8, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou de forma temporária o uso emergencial do medicamento Sotrovimabe. A aprovação de caráter experimental foi concedida pela Diretoria Colegiada da Anvisa. O pedido para uso emergencial foi feito no dia 19 de julho.

Saiba mais: Anvisa suspende importação e uso da proxalutamida em pesquisas clínicas

Sotrovimabe

A aprovação do Sotrovimabe

O processo para a aprovação do anticorpo monoclonal foi feito pela Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED), pela Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) e pela Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON). 

Segundo a diretora da Anvisa e relatora do processo, Meiruze Freitas, a autorização de mais um tratamento capaz de atuar contra as variantes do coronavírus, como a variante delta, aumenta as opções terapêuticas disponíveis. A diretora ainda completa: “Esperamos que o uso do Sotrovimabe reduza a necessidade de hospitalização em pacientes com Covid-19 leve a moderado”. 

O Sotrovimabe também já havia tido seu uso emergencial aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora norte-americana. Além do FDA, outras agências ao redor do mundo também já se posicionaram a favor do uso deste tratamento.

O medicamento

O Sotrovimabe é produzido pela empresa GlaxoSmithKline (GSK) Brasil Ltda. O medicamento é um anticorpo monoclonal que atua no combate contra a proteína spike do Sars-CoV-2. 

De acordo com a Anvisa, o Sotrovimabe pode ser indicado no tratamento da Covid-19 em adultos e adolescentes com 12 anos ou mais pesando mais  de 40kg. Os pacientes também devem estar com maiores riscos de avançarem para a forma mais grave da Covid-19. A recomendação para a dose única é de 500mg, que deve ser administrada por infusão intravenosa.

As contraindicações do tratamento são para pacientes hospitalizados que necessitem de oxigenoterapia e os que precisem de aumento na taxa de fluxo de oxigênio basal.

A agência também destaca que o Sotrovimabe é de uso restrito em hospitais, não sendo comercializado em farmácias, drogarias e quaisquer estabelecimentos. 

Outros medicamentos para Covid-19 aprovados pela Anvisa

O Sotrovimabe foi o quinto medicamento autorizado pela agência para tratamento da Covid-19, sendo o quarto em uso emergencial. Confira quais foram os outros tratamentos:

  • Remdesivir: Produzido pela biofarmacêutica Gilead Sciences, o antiviral impede a progressão de Covid-19, diminuindo a necessidade de ventilação mecânica e acelera o tempo de recuperação.
  • Regdanvimabe: De acordo com a Anvisa e a bula deste medicamento, ele deve ser indicado em pacientes com Covid-19 leve a moderada e que não precisam de auxílio de oxigênio. 
  • Regn-CoV2: Este é um coquetel que contém a combinação de casirivimabe + imdevimabe.
  • Banlanivimabe e etesevimabe: Desenvolvidos pela farmacêutica Eli Lilly, essa é uma combinação de dois anticorpos monoclonais que têm como alvo a proteína espicular S do novo coronavírus.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.