Leia mais:
Leia mais:
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos à base de losartana
Anvisa determina a apreensão e proíbe comercialização de três medicamentos
Anvisa aprova novo teste de Covid-19 que utiliza biotecnologia inovadora
Covid-19: vacina da Janssen consegue registro definitivo no Brasil
Check-up semanal: paxlovid para uso no Brasil, updates em asma e Covid-19 e mais!

Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos à base de losartana

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nesta quinta-feira, 23, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana devem ser interditados e recolhidos imediatamente. O motivo da determinação é a detecção da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável nesses lotes.

As impurezas azido são substâncias que podem surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo (IFA), contendo potencial mutagênico.

De acordo com a publicação do órgão, para determinar a extensão do recolhimento, foi avaliado o impacto no mercado brasileiro e a necessidade de continuidade dos tratamentos dos pacientes, uma vez que a losartana é o anti-hipertensivo e um dos medicamentos para insuficiência cardíaca mais utilizados no Brasil.

losartana

Orientações da Anvisa

A agência orienta que o tratamento com o remédio não devem ser interrompidos, já que deixar de tomar o remédio pode trazer riscos aos pacientes.

A medida preventiva foi adotada após a evolução do conhecimento sobre as impurezas e ela serve para adequar os produtos usados no Brasil aos limites técnicos previstos para a presença deste contaminante, explicou a Anvisa.

Leia também: Anvisa determina a apreensão e proíbe comercialização de três medicamentos

Lotes afetados com os pacientes 

Nos casos de pacientes utilizando lotes afetados do medicamento, a orientação da Anvisa para médicos é continuar o tratamento e conversar com o paciente em caso de dúvidas, preocupações ou orientações por parte deles.

Os pacientes também devem ser orientados a entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para se informar sobre a troca do remédio por um lote que não tenha sido afetado pelo recolhimento ou interdição. Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos.

A possibilidade da presença do azido no insumo farmacêutico da losartana foi identificado em setembro de 2021. O contaminante pode aparecer durante a produção do insumo farmacêutico ativo, que é utilizado pela indústria farmacêutica para fabricar o medicamento final.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Anvisa determina recolhimento de lotes de anti-hipertensivo. Anvisa. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-determina-recolhimento-de-lotes-do-anti-hipertensivo-losartana
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.