Apixabana pode ser usada com qualquer peso?

A apixabana é indicada na prevenção de eventos de tromboembolismo venoso e também para reduzir o risco de AVC, embolia sistêmica e óbito na FA.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A apixabana é indicada na prevenção de eventos de tromboembolismo venoso e também para reduzir o risco de AVC, embolia sistêmica e óbito na fibrilação atrial (FA). No entanto, as diretrizes atuais não recomendam o uso desse anticoagulante oral em pacientes com peso corporal muito alto (> 120 kg) ou muito baixo (≤ 60 kg) por falta de evidências que comprovem seu benefício. Um novo artigo da Circulation abordou essa questão e trouxe novas informações.

Pesquisadores americanos realizaram uma análise post hoc do ARISTOTLE, estudo randomizado que comparou apixabana e varfarina na prevenção de AVC em pacientes com FA, para estimar os efeitos desse tratamento, mas estratificado por peso corporal:

  • Baixo: ≤ 60
  • Médio: > 60 – 120
  • Alto: > 120 kg

CONFIRA: Apixabana em pacientes em terapia substitutiva renal: é seguro?

medicamento saude

Eficácia da apixabana por peso

No total, 18.139 pacientes tinham dados de peso e resultados disponíveis; destes, 1.985 (10,9%) estavam no grupo de baixo peso (≤60 kg), 15.172 (83,6%) estavam no grupo de peso médio (> 60 a 120 kg) e 982 (5,4%) estavam no grupo de alto peso (> 120 kg). Dois efeitos foram analisados: AVC / embolia sistêmica, morte por todas as causas ou infarto do miocárdio e sangramento grave.

AVC, embolia, morte e infarto

O efeito do tratamento da apixabana e da varfarina foi consistente em todos os grupos de peso (P > 0,05).

Sangramento grave

Apixabana apresentou melhor perfil de segurança do que a varfarina em todas as categorias de peso e apresentou maior redução do risco relativo nos pacientes de baixo (≤ 60 kg; HR: 0,55; IC de 95%: 0,36 a 0,82; P = 0,016) e médio peso (> 60 a 120 kg; HR: 0,71; IC de 95%: 0,61 a 0,83; P = 0,016).

Conclusões

Para os autores, esses resultados demonstram que a apixabana é eficaz e segura independente do peso. A superioridade nos resultados de eficácia e segurança em comparação com a varfarina foram consistentes entre todos os grupos de peso, com reduções ainda mais significativas no sangramento grave em pacientes com FA com peso baixo a normal.

LEIA TAMBÉM: Novos anticoagulantes orais (NOACS): comparativo das drogas disponíveis no Brasil

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Referências:

  • Hohnloser SH et al. Efficacy and safety of apixaban versus warfarin in patients with atrial fibrillation and extremes in body weight: Insights from the ARISTOTLE trial. Circulation 2019 May 14; 139:2292. DOI: https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.118.037955

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.