Aplicações estéticas e terapêuticas da toxina botulínica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A toxina botulínica é utilizada desde a década de 1970 para tratamento de estrabismo e blefaroespasmo, e tem se tornado uma medicação versátil em várias áreas da medicina. É uma proteína derivada da bactéria Clostridium botulinum e atua inibindo a liberação de acetilcolina na terminação nervosa, o que provoca uma paralisia ou paresia no músculo injetado. Não ocorrem alterações estruturais na fibra muscular e, dessa forma, depois que a droga é eliminada pelo organismo, o músculo retoma sua ação.

toxina botulínica

Se você é dermatologista, responda a pesquisa sobre cosmiatria conduzida pela PEBMED/Afya. Sua participação é muito importante e você ainda ganha prêmios!

Estudo sobre a toxina botulínica

Seu uso na estética iniciou com o estudo publicado pelo casal canadense Carruthers em 1992, que revelou a suavização de rugas em pacientes portadores de espasmo facial tratados com a toxina botulínica. Estudos clínicos maiores documentaram a segurança e eficácia do produto, e o FDA aprovou seu uso cosmético em 2002. A maior aplicação estética do medicamento é no terço superior da face para tratamento de rugas da glabela, testa, porção superior do nariz e ao redor dos olhos. O uso na parte inferior do rosto requer mais experiência do injetor e doses menores, devido à maior variação anatômica dessa musculatura entre indivíduos e ao potencial de efeitos adversos envolvendo os músculos envolvidos na fala, mastigação e deglutição. Pode ser utilizada para tratar rugas periorais, sorriso gengival, depressão da ponta nasal durante o sorriso, assimetrias, rugas no mento, hipertrofia do masseter e rítides cervicais.

Leia também: Toxina Botulínica além da estética: quais os tratamentos?

Já as indicações não cosméticas da toxina cresceram muito nas últimas duas décadas, e várias condições podem ser tratadas por diversas especialidades médicas:

  • Dermatologia: hiperidrose axilar e palmo-plantar, queloides e cicatrizes hipertróficas, acne, rosácea, psoríase, genodermatoses, hidradenite supurativa, alopecia e bromidrose.
  • Oftalmologia: estrabismo, blefaroespasmo, ptose e lacrimejamento excessivo.
  • Neurologia: enxaqueca crônica, distonias, tremores, síndrome de Tourette e dor neuromuscular.
  • Otorrinolaringologia: bruxismo, disfonia, rinite e sialorréia.
  • Urologia: incontinência urinária e hiperplasia prostática benigna.
  • Ginecologia: vaginismo.
  • Gastroenterologia e coloproctologia: distúrbios esofagianos, gastroparesia e espasticidade do esfíncter anal.

A maior parte dos usos off-label da medicação são para tratamento de doenças crônicas. Os resultados são promissores e sua segurança está bem estabelecida, porém o uso amplo ainda é limitado pelo alto custo. Também faltam mais dados sobre o potencial imunogênico da droga: sabemos que doses altas e frequentes aplicadas podem levar à produção de anticorpos, resultando na perda de efeito em aplicações a longo prazo. Mais estudos são necessários para investigar o papel da toxina botulínica na regulação de neuropeptídios e sua relação com o sistema imunológico, para então compreendermos toda a base fisiopatológica desses efeitos terapêuticos da toxina e suas aplicações nos diversos sistemas do corpo.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Freeman M.D. et al. Nonaesthetic Applications for Botulinum Toxin in Plastic Surgery. Plast Reconstr Surg. 2020 Jul;146(1):157-170. doi: 10.1097/PRS.0000000000006908
  • Kattimani V. et al. Botulinum Toxin Application in Facial Esthetics and Recent Treatment Indications (2013-2018). J Int Soc Prev Community Dent.2019 Mar-Apr; 9(2): 99–105.
  • Joel Schlessinger J. New Uses of AbobotulinumtoxinA in Aesthetics. Aesthet Surg J.2017 May 1;37(suppl_1):S45-S58. doi10.1093/asj/sjx005
  • Campanati A. et al. Botulinum Toxin Off-Label Use in Dermatology: A Review. Skin Appendage Disord. 2017 Mar;3(1):39-56. doi10.1159/000452341
  • Kane MA, Monheit G. The Practical Use of AbobotulinumtoxinA in Aesthetics. Aesthet Surg J. 2017 May 1;37(suppl_1):S12-S19. doi10.1093/asj/sjw285
  • Truong D.D, Jost W.H. Botulinum toxin: Clinical use. Parkinsonism and Related Disorders 12 (2006) 331–355. doi10.1016/j.parkreldis.2006.06.002
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar