Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?
Cadastrar GrátisJá tem cadastro? Faça seu login
Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED
Tempo de leitura: < 1 minuto.
A Food and Drugs Administration (FDA) aprovou este mês o Natural Cycles, o primeiro aplicativo de celular com o propósito de funcionar como método contraceptivo. O app contém um algoritmo que calcula os dias de fertilidade da mulher baseado na temperatura corporal diária e nas informações do ciclo menstrual.
Natural Cycles requer que as mulheres tomem sua temperatura diária, usando um termômetro de temperatura basal, de manhã imediatamente ao acordar, e insiram o valor no app. Um termômetro basal é um termômetro digital que mostra duas casas decimais, sendo mais sensível do que um termômetro comum, pois mede as mais leves mudanças da temperatura.
LEIA MAIS: FDA aprova leitura de glicemia por smartphone
Estudos clínicos para avaliar a eficácia dos ciclos naturais para uso em contraceptivos envolveram 15.570 mulheres que usaram o aplicativo por uma média de oito meses. O aplicativo teve uma taxa de falha de “uso perfeito” de 1,8%. Isso significa que 1,8 de 100 mulheres que usam o aplicativo durante um ano pode engravidar, quer devido à falha do método (ou seja, o aplicativo atribui incorretamente um dia verde), quer devido à falha do método de contracepção escolhido em um dia vermelho.
A aprovação do app foi baseada no Digital Health Innovation Action Plan, que foi publicado pelo FDA no ano passado visando assegurar que todos os americanos tenham acesso a produtos digitais de saúde de alta qualidade, seguros e eficazes.
É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!
Autora:
Residência em Clínica Médica na UFF ⦁ Graduação em Medicina pela UFF ⦁ Contato: dayquintan@hotmail.com ⦁ Instagram: @dayquintan
Referências: