Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Colunistas / Aplicativo de celular é aprovado como método contraceptivo pelo FDA
mulher usando o celular enquanto toma um café

Aplicativo de celular é aprovado como método contraceptivo pelo FDA

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: < 1 minuto.

A Food and Drugs Administration (FDA) aprovou este mês o Natural Cycles, o primeiro aplicativo de celular com o propósito de funcionar como método contraceptivo. O app contém um algoritmo que calcula os dias de fertilidade da mulher baseado na temperatura corporal diária e nas informações do ciclo menstrual.

Natural Cycles requer que as mulheres tomem sua temperatura diária, usando um termômetro de temperatura basal, de manhã imediatamente ao acordar, e insiram o valor no app. Um termômetro basal é um termômetro digital que mostra duas casas decimais, sendo mais sensível do que um termômetro comum, pois mede as mais leves mudanças da temperatura.

LEIA MAIS: FDA aprova leitura de glicemia por smartphone

Estudos clínicos para avaliar a eficácia dos ciclos naturais para uso em contraceptivos envolveram 15.570 mulheres que usaram o aplicativo por uma média de oito meses. O aplicativo teve uma taxa de falha de “uso perfeito” de 1,8%. Isso significa que 1,8 de 100 mulheres que usam o aplicativo durante um ano pode engravidar, quer devido à falha do método (ou seja, o aplicativo atribui incorretamente um dia verde), quer devido à falha do método de contracepção escolhido em um dia vermelho.

A aprovação do app foi baseada no Digital Health Innovation Action Plan, que foi publicado pelo FDA no ano passado visando assegurar que todos os americanos tenham acesso a produtos digitais de saúde de alta qualidade, seguros e eficazes.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autora:

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.