Leia mais:
Leia mais:
Estudo sugere rotina de sono para as crianças
IMC mais alto pode ter relação com variação e duração do sono?
Qual a relação da hipertensão arterial com o sono? [podcast]
Transtorno do Espectro Autista: Como tratar distúrbios do sono segundo a nova diretriz?
Sonolência no trânsito: se usar esses medicamentos, não dirija

Apresentação clínica da apneia obstrutiva do sono

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Essa semana, no Portal da PEBMED, falamos sobre a relação entre a fibrilação atrial e apneia do sono. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, falaremos sobre a apresentação clínica e diagnóstico da apneia obstrutiva do sono.

Veja as melhores condutas no Whitebook Clinical Decision!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

criança vista de cima dormindo na cama

Apresentação Clínica

Anamnese

Quadro clínico:

A principal queixa do paciente costuma ser a sonolência diurna excessiva. Ele pode usar outros termos, como fadiga, cansaço e perda de energia. Deve-se questionar sobre comportamentos para evitar o sono durante o dia (exemplo: consumo de cafeína). Seus parceiros relatam ronco, gasping e/ou períodos de apneia enquanto o paciente dorme.

Alguns pacientes referem cefaleia ao amanhecer. A dor é tipicamente bifrontal e em aperto, sem sintomas associados (exemplos: náuseas, fotofobia, fonofobia), ocorrendo diariamente ou na maioria dos dias e podendo durar horas.

Outros sintomas incluem: boca e garganta secas ao acordar, mau humor, falta de concentração, prejuízo na memória, noctúria, redução da libido e impotência.

Marcadores de gravidade:

• Hipertensão arterial sistêmica;

• Doença cardiovascular;

• Doença cerebrovascular;

• Nefropatia;

• Diabetes mellitus tipo 2;

• Depressão.

Fatores de risco:

• Obesidade;

• Sexo masculino;

• Idade avançada;

• Pescoço largo;

• Condições que podem estreitar as vias aéreas superiores (exemplos: retrognatia, micrognatia, macroglossia, hipertrofia tonsilar, úvula alongada ou alargada, palato muito arqueado, desvio de septo nasal e pólipos nasais);

• Tabagismo;

• Congestão nasal;

• Menopausa;

• História familiar positiva.

Exame Físico

  • Tipicamente normal, exceto por obesidade (IMC > 30 kg/m2) e disfunção da musculatura da via aérea superior.
  • A classificação de Mallampati costuma ser usada para mensurar o estreitamento das vias aéreas, sendo as classes 3 e 4 consideradas positivas para tal estreitamento.

Abordagem Diagnóstica

O diagnóstico deve ser considerado em qualquer paciente com sintomas como sonolência diurna excessiva, ronco e sufocamento ou gasping durante o sono, principalmente na presença de fatores de risco.

Exames de rotina:

  • Polissonografia.

Critérios Diagnósticos:

  • Pelo menos, um dos seguintes critérios:

A. Cinco ou mais eventos respiratórios obstrutivos (exemplos: apneia, hipopneia) por hora de sono em paciente com um ou mais dos seguintes achados:

• Sonolência, sono não reparador, fadiga ou sintomas de insônia;

• Despertar por apneia, gasping ou sufocamento;

• Ronco e/ou apneia notados por terceiros;

• Hipertensão, distúrbios do humor, déficit cognitivo, coronariopatia, doença cerebrovascular, insuficiência cardíaca congestiva, fibrilação atrial ou diabetes mellitus tipo 2.

B. Quinze ou mais eventos respiratórios obstrutivos por hora de sono, independente da presença de sintomas associados ou comorbidades.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

2 comentários

  1. jsaac samuel benchimol

    causas bem definidas. otima orientação

  2. Hiroshi takahashi

    gostaria saber relaçao entre apneia do sono e fibrilaçao atrial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar