Aprovadas as vacinas Coronavac e Oxford pela Anvisa

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A Anvisa aprovou, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford contra a Covid-19, na tarde de hoje, 17.

De forma inédita, o órgão realizou uma reunião com transmissão aberta, apresentando os relatórios técnicos de cada um dos institutos, bem como seus pareceres nas diferentes áreas.

Gustavo Mendes Santos Lima, gerente-geral da gerência geral de medicamentos, fez uma extensa e detalhada apresentação técnica, ressaltando como ponto de atenção em relação a Coronavac o fato de que os dados relativos à imunidade ao longo do tempo.

Além da avaliação técnica, a reunião teve a apresentação de Fabrício Carneiro, coordenador de inspeção e fiscalização de insumos farmacêuticos, que trouxe a avaliação de boas práticas de fabricação recomendação de aprovação e de Suzie Marie Teixeira Gomes, gerente geral de monitoramento de produtos sujeitos à vigilância sanitária, que trouxe a avaliação dos dados de plano de gerenciamento de risco, também recomendando a aprovação de ambas.

Com base nos pareceres, a relatora Meiruze de Freitas, em seu voto, que foi seguido pelos demais, aprovou a liberação de uso de ambas as vacinas, com a ressalva de que o Instituto Butantã entregue um de termo de compromisso de entrega desses estudos de imunogenicidade assinado para ser publicado em Diário Oficial.

A Anvisa aprovou, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford contra a Covid-19, na tarde do dia 17 de janeiro.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Primeira brasileira vacinada no Brasil com Coronavac

Após as quase cinco horas de reunião, o governo de São Paulo realizou, de forma simbólica, a vacinação da primeira brasileira. A escolhida foi a enfermeira do Instituto de Infectologia Emílio Ribas Mônica Calazans, de 54 anos. Em sua fala, Mônica disse para a população acreditar na vacina.

Vacinação Nacional

Após a reunião da Anvisa, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, também fez uma coletiva, informando que a partir de segunda-feira, às 07h, será feita a distribuição das vacinas nos estados e que a vacinação começa no país na quarta-feira, às 10h.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar