Assistência de enfermagem perioperatoria ao paciente submetido a prostatectomia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer (2021), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma) e atinge em sua maioria das vezes, homens acima de 65 anos. Porto et al (2018) afirmam que durante o processo de cura, que por vezes é através do ato cirúrgico (prostatectomia), o paciente tende a desenvolver ansiedade, disfunção da auto imagem, disfunção sexual entre outros diagnósticos de enfermagem. Por este motivo a assistência de enfermagem vislumbrando holisticamente o indivíduo, é tão importante de ponto a ponto do processo.

Leia também: Novembro azul: a saúde mental de homens com câncer de próstata

Assistência de enfermagem perioperatoria ao paciente submetido a prostatectomia

Processo de recuperação

É importante que já na recuperação pós-anestésica, o enfermeiro tenha o olhar ampliado e seja capaz de identificar outros diagnósticos de enfermagem como o de dor aguda e alguns de risco importante como: eliminação urinária prejudicada e risco de volume deficiente, já que os diagnósticos de cunho psicoemocional por vezes podem ser ocultados devido ao paciente estar em processo de regressão do efeito anestésico (Saldanha et al, 2014).

Costa et al (2013) afirma que, uma vez que estamos inseridos em uma sociedade machista construída como potente e viril, o homem tende a reprimir suas dúvidas e inseguranças, cabendo ao enfermeiro promover uma comunicação terapêutica com escuta atenta além de estabelecer uma linguagem acessível compatível ao nível intelectual do paciente, mesmo durante o breve período em que o paciente está consciente no intraoperatório.

A equipe multiprofissional como um todo deve promover uma assistência de qualidade, visando a segurança bem como um resultado cirúrgico favorável. Entretanto é de extrema importância que esta equipe esteja preparada para atuar com grande empatia e descrição uma vez que se trata de um procedimento que afeta sensivelmente âmbito emocional grande parte dos clientes atendidos.

Em outro estudo, Santos et al (2016) afirma que além de procurar estabelecer um vínculo de confiança e manter o paciente o mais confortável possível durante o ato cirúrgico, a equipe de enfermagem deve dar continuidade na sala de recuperação anestésica, aos exercícios pélvicos que visam diminuir a incontinência urinária e assim auxiliar no processo pós operatório.

Trabalho em conjunto

A participação do paciente em seu processo de cura é fator determinante no sucesso do tratamento. Compreender as mínimas ações realizadas no periopeatório é importante para o paciente sentir-se seguro uma vez que, a equipe que o recepciona e o assiste neste ambiente lhe é estranha, pois não são os mesmos profissionais da unidade de internação.

Para Bittencourt, Schwengber e Stumm (2021), é necessário alinhar as informações trabalhadas com incentivo e apoio no interesse dos pacientes em serem elementos ativos no processo que se inicia no período pré-operatório.

Ouça mais: Novembro Azul: quando devemos rastrear e tratar o paciente com câncer de próstata? [podcast]

A educação no processo de saúde é uma ferramenta importante que, aliada a linhas de cuidado de enfermagem voltadas ao autocuidado, podem melhorar exponencialmente o resultado cirúrgico. Um paciente bem instruído, com uma rede de apoio bem orientada, vivencia um ambiente permeado de segurança, com melhora dos desfechos e enfrentamento das dificuldades no pós-operatório.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Bittencourt VLL, Schwengber MSV, Stumm EMF. Ações educativas desenvolvidas por enfermeiros para a segurança dos pacientes no perioperatório. Research, Society and Development, [S. l.]. 2021;10(9):e40910914971. doi: 10.33448/rsd-v10i9.14971.
  • Costa TF, et al. Comunicação terapêutica entre enfermeiros e pacientes em pré-operatório de prostatectomia. Rev. enferm. UFPE on line; 2013;7(4):1107-12.
  • Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Dados demográficos do câncer de próstata. Rio de Janeiro: INCA, 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/conceito-e-magnitude.
  • Porto AO, et al. Processo de enfermagem aplicado ao paciente com infecção de sítio cirúrgico pós-prostatectomia: relato de experiência. Rev Pre Infec e Saúde[Internet]. 2018;4: 7215. doi: 10.26694/repis.v4i0.7215.
  • Saldanha EA, et al. Diagnósticos de enfermagem em pacientes submetidos a prostatectomia: identificação da significância dos seus componentes. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2014;67(3):pp. 430-437.  doi: 10.5935/0034-7167.20140057.
  • Santos AG, et al. Efetividade do exercício pélvico no perioperatório de prostatectomia radical: revisão de literatura. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde. 2016;29(1):100–106. doi: 10.5020/18061230.2016.p100.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.