Associação de eventos adversos com uso de antibióticos em pacientes hospitalizados

Aproximadamente 50% dos pacientes hospitalizados recebem pelo menos um antibiótico, com cerca de 20 a 30% dos dias de internação de terapia com antibióticos considerados dispensáveis.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
O uso de antibióticos é comum no ambiente hospitalar. Aproximadamente 50% dos pacientes hospitalizados recebem pelo menos um antibiótico durante a hospitalização, com cerca de 20 a 30% dos dias de internação de terapia com antibióticos considerados dispensáveis.

O uso desnecessário de antibióticos é particularmente preocupante porque esses medicamentos podem estar associados a uma série de eventos adversos a medicamento (EAMs). Os EAMs abrangem a reação adversa a medicamentos e o erro de medicação.As estimativas da incidência de EAMs associados a antibióticos em pacientes hospitalizados geralmente não estão disponíveis.

Neste contexto, um artigo recentemente publicado no JAMA Internal Medicine respondeu a seguinte pergunta:qual é a probabilidade de desenvolver EAMs associados a antibióticos em pacientes hospitalizados que recebem antibioticoterapia?

Veja também: ‘Como reduzir o tempo/uso de antibiótico na alta hospitalar?’

Foram incluídos na análise 1.488 pacientes que receberam antibióticos por pelo menos 24 horas. A mediana de idade foi de 59 anos (intervalo interquartil: 49-69 anos) e 758 (51%) pacientes eram do sexo feminino. As condições médicas mais prevalentes foram diabetes, doença pulmonar estrutural e insuficiência cardíaca congestiva com fração de ejeção inferior a 40%.A mediana de duração da hospitalização foi de 4 dias (intervalo interquartil: 2-9 dias).

As indicações mais comuns para a antibioticoterapia foram infecções do trato urinário (12%), seguida de infecções da pele e de tecidos moles (8%) e pneumonia adquirida na comunidade (7%).Os antibióticos frequentemente prescritos foram cefalosporinas de terceira geração, vancomicina parenteral e cefepima.

Um total de 298 (20%) pacientes experimentaram pelo menos um EAM associado ao uso de antibiótico.Além disso, 56 (20%) regimes de antibióticos não clinicamente indicados foram associados a um EAM, incluindo 7 casos de infecção por Clostridium difficile.Cada 10 dias adicionais de terapia com antibióticos conferiram um risco de 3% de EAM.

Os EAMs mais comuns foram anormalidades gastrointestinais, renais e hematológicas, representando 78 (42%), 45 (24%) e 28 (15%) EAMs de 30 dias, respectivamente.

Embora os antibióticos possam desempenhar um papel crítico quando utilizados adequadamente, os resultados enfatizam a importância de uma prescrição antibiótica criteriosa para reduzir o dano que pode resultar de EAMs associados a antibióticos.

As melhores condutas médicas estão no Whitebook. Clique aqui para baixar grátis!

JulianaFestadeVasconcellos Síndrome de Sjögren: novas diretrizes de tratamento para manifestações reumatológicas

whatsapp-250 Síndrome de Sjögren: novas diretrizes de tratamento para manifestações reumatológicas

Referência:

  • Tamma PD, Avdic E, Li DX, Dzintars K, Cosgrove SE. Association of Adverse Events With Antibiotic Use in Hospitalized Patients. JAMA Intern Med. 2017 Jun 12. doi: 10.1001/jamainternmed.2017.1938. [Epub ahead of print]
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades