Leia mais:
Leia mais:
Endometriose e adenomiose: há relação com distúrbios causados pelo consumo de produtos químicos?
Menopausa modula o metaboloma circulante: dados de um estudo de coorte prospectivo
Efeito da supressão hormonal pós-operatória na fertilidade de pacientes com endometriose
Histerectomia total videolaparoscópica em pacientes com endometriose profunda
Efetividade das intervenções dietéticas no tratamento da endometriose

Associação entre endometriose e risco de menopausa natural precoce

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O advento da menopausa mais cedo que o esperado traz eventos indesejáveis, antes tardios, para a vida da mulher. O período reprodutivo se encerra, doenças cardiovasculares aumentam sua prevalência e a mortalidade ronda a vinda da mulher na menopausa. Algumas patologias com tratamento cirúrgico como a presença de endometriomas podem ser fator de prejuízo da reserva ovariana durante sua terapêutica. As repercussões sobre o tratamento da endometriose sobre a aceleração do climatério ainda não tinham sido estudadas.

A endometriose é uma doença inflamatória caracterizada por presença de tecido endometrial fora da cavidade endometrial original. Essa doença acomete em torno de 10% das mulheres no mundo e é causa de infertilidade, dor pélvica crônica e existiam dúvidas se sua presença poderia estar associada a menopausa precoce antes dos 45 anos de idade. De forma particular a forma de endometrioma da endometriose parece prejudicar a reserva ovariana acometendo folículos neste sítio.

Um estudo de coorte em enfermeiras realizado no período de 1989 a 2015 publicado no JAMA de janeiro de 2022 fez um levantamento para estudar essa possível associação.

Leia também: O efeito da amamentação na endometriose

Associação entre endometriose e risco de menopausa natural precoce

Metodologia

A coorte formada por 106.633 mulheres com média etária de 34,8 anos idade (25 a 42 anos) foi submetida a questionários bienais para avaliar presença/ausência de ciclos menstruais no período entre os questionários. Eram questionadas sobre confirmação diagnóstica da endometriose por laparoscopia e outros tratamentos a que foram submetidas. O seguimento da coorte foi superior a 90% sendo excluídas do seguimento aquelas que entravam na menopausa natural, alcançavam 45 anos, eram submetidas a histerectomia, ooforectomia, diagnóstico de câncer, óbito, perda de seguimento, ou término do acompanhamento em maio de 2017, o que ocorresse primeiro.

Ouça mais: Climatério e menopausa: critérios diagnósticos e tratamento [podcast]

Os achados demonstraram com bom poder estatístico que a endometriose pode acelerar a menopausa natural principalmente entre nulíparas. As pacientes que não fizeram uso de contraceptivo hormonal para controle da endometriose tiveram o dobro de chance de menopausa natural precoce (até os 45 anos de idade). Outro achado relevante de menção foi entre as pacientes com endometriose e IMC acima de 25 tendo 60% de chance maior de menopausa precoce natural até os 45 anos.

Mensagem final

Conclui-se então que a endometriose pode ser um importante fator de risco para menopausa natural precoce, e mulheres com endometriose, particularmente aquelas que são nulíparas e nunca usaram COs, podem estar em maior risco de de sua vida reprodutiva.

Referências bibliográficas:

  • Kulkarni MT, et al. Association Between Laparoscopically Confirmed Endometriosis and Risk of Early Natural Menopause. JAMA Netw Open. 2022;5(1):e2144391. doi:10.1001/jamanetworkopen.2021.44391.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.