Associação entre vacinação contra covid-19 e sangramento pós-menopausa

Um estudo avaliou se a vacinação contra covid-19 realmente está associada a um aumento no diagnóstico de sangramento pós-menopausa.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A vacinação contra covid-19 foi o ponto crucial para controle da pandemia causada pelo SARS-CoV-2. Contudo diversos sintomas e queixas foram atribuídos a vacinação contra covid-19, mesmo sabendo que os benefícios superam os riscos, é importante realizarmos estudos para esclarecer possíveis efeitos da vacina, para que assim, a população esteja informada, e se sinta segura em relação a vacinação. 

Estudo

Um dos sintomas relatados pelas mulheres é a ocorrência de sangramento pós-menopausa. Em julho de 2022 foi publicado um artigo no American Journal of Obstetrics and Gynecology com o objetivo de avaliar se a vacinação contra covid-19 realmente está associada a um aumento no diagnóstico de sangramento pós-menopausa, através de uma grande e diversificada coorte de mulheres. 

Os autores selecionaram pacientes do sexo feminino com idade maior do que 55 anos no momento da vacinação contra covid-19, entre 1º de dezembro de 2020 e 31 de maio de 2021, excluindo as pacientes com histórico de histerectomia. Entre as 485.644 mulheres que atenderam aos critérios de inclusão, 47% eram de raça não branca com idade mediana de 67 anos (intervalo 55-105), com 95,4% recebendo uma dose da vacina de mRNA: 52,4% receberam BNT162B2 (Pfizer-Biontech) e 43% receberam mRNA-1273 (Moderna). Durante o intervalo pré-vacinação (40 dias antes), a incidência de sangramento pós-menopausa foi de 0,39% (IC 95%, 0,38%-0,41%), aumentando ligeiramente após a vacinação para 0,47% durante o primeiro intervalo (IC 95%, 0,45%-0,49%) e depois diminuindo para 0,43% (IC 95%, 0,41%-0,45%) durante o segundo intervalo de observação das pacientes (teste Cochran-Armitage bilateral para tendência linear em proporções P valor=0,004). A proporção de mulheres cujo diagnóstico de sangramento pós-menopausa atrasou mais do que dois meses a partir da data de início do sangramento foi semelhante nos três intervalos de tempo consecutivos (23,6%, 22,8% e 20,4%, respectivamente, P=0,39).

Leia também: Associação da vacinação contra covid-19 durante a gravidez com incidência de infecção por SARS-CoV-2 em lactentes

Conclusão

Os autores concluíram que a vacinação contra covid-19 foi associada com discreto aumento da taxa de sangramento pós-menopausa. No entanto, em números absolutos, o evento representa menos de uma em 1000 mulheres adicionais diagnosticadas com sangramento após a vacinação em comparação com antes da vacinação. Entre as mulheres na pré-menopausa, a vacinação contra covid-19 foi associada a um aumento de menos de um dia no ciclo menstrual, mas nenhuma alteração na duração da menstruação. As evidências fornecem garantias de que a vacinação contra covid-19 não está associada a um aumento significativo na incidência de sangramento pós-menopausa, sendo seguro a vacinação na paciente após a menopausa. 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# SUH-BURGMANN EJ, TIERNEY C, HUNG Y-Y, SCHMITTDIEL JA, Association Between Vaccination Against COVID-19 and Postmenopausal Bleeding, American Journal of Obstetrics and Gynecology (2022), doi: https://doi.org/10.1016/j.ajog.2022.07.006.