ATS 2021: infecções fúngicas em ambiente intra-hospitalar

Infecções fúngicas são uma ameaça na terapia intensiva. Na pandemia de Covid-19, a preocupação aumentou. No ATS 2021, falou-se sobre o tema.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Não é de hoje que as infecções fúngicas são uma ameaça na terapia intensiva. Contudo, com a pandemia de Covid-19 e o elevado número de pacientes em ventilação mecânica, esse assunto se tornou o foco de muitas discussões nos rounds de CTI. 

No simpósio no congresso da American Thoracic Society – ATS 2021, o Dr. Matteo Bassetti discursa sobre as dificuldades de diagnosticar, identificar e tratar as infecções fúngicas intra-hospitalares. Fato é que os fatores de risco são inespecíficos e a apresentação clínica é muitas vezes atípica. Contudo, são infecções de fácil contaminação cruzada, associada à alta mortalidade, principalmente para o gênero Candida com cerca de 30 a 60% de mortalidade. 

ATS 2021: infecções fúngicas

As infecções fúngicas na pandemia

Desde 2009, há elevada preocupação com o surgimento das Candidas sp panresistentes, como a Candida auris, sendo considerado uma grave ameaça à saúde pública. Com a pandemia, em 2020, houve um aumento importante no número de casos registrados. Nos EUA, por exemplo, o estado americano com maior incidência foi o de Nova York, mostrando relação direta com o elevado número de casos de Covid-19 grave, necessidade de suporte avançado de vida e o uso elevado de antibioticoterapia de amplo espectro. 

 

ATS 2021: infecções fúngicas
2019
ATS 2021: infecções fúngicas
2020
ATS 2021: infecções fúngicas
Fonte: https://www.cdc.gov/fungal/candida-auris/tracking-c-auris.html?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Ffungal%2Fdiseases%2Fcandidiasis%2Ftracking-c-auris.html

 

Diversos trabalhos foram publicados no último ano, descrevendo os surtos de C.auris nos centros de terapia intensiva ao redor do mundo. O estudo do centro do Dr. Matteo traz a investigação molecular do grupo de C.auris que houve em seu CTI, revelando a facilidade de transmissão durante a pandemia. É sim uma ameaça global, principalmente relacionado ao não descalonamento adequado de terapias antibióticas em centros de terapia intensiva.

ATS 2021: infecções fúngicas
Fonte: Cortegiani A, Misseri G, Giarratano A, Bassetti M, Eyre D. The global challenge of Candida auris in the intensive care unit. Crit Care. 2019;23(1):150. Published 2019 May 2. doi:10.1186/s13054-019-2449-y

Nos últimos anos, surge luz no fim do túnel, segundo Dr.Matteo. Há novos antifúngicos em desenvolvimento, alguns em fase 3 de estudo, outros em fase 2, com um bom espectro de atuação, contemplando inclusive a C.auris, como ibrexafungerpe e rezafungina. 

Considerações

Dr. Matteo termina a palestra citando as 10 regras mais valiosas para o desenvolvimento de um programa de descalonamento de antifúngicos no CTI:

  1. Evitar ou restringir a profilaxia antifúngica
  2. Diferenciar infecção de colonização
  3. Usar métodos diagnósticos para a detecção precoce de candidíase invasiva
  4. Limitar o uso de terapia empírica para casos baseados nos fatores de risco
  5. Promover a terapia precoce baseado nos fatores de risco e biomarcadores
  6. Tratar de forma adequada em primeira tentativa (ecnocandinas)
  7. Ter controle do sítio (cateteres, abscesso, controle cirúrgico)
  8. Usar dose adequada e evitar subdose
  9. Descalonar dentro de 5 dias, se possível
  10. Interromper terapias desnecessárias e reavaliar o tempo de tratamento sempre

Estamos acompanhando o congresso da ATS 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Veja mais do congresso:

Referência bibliográfica:

  • Bassetti M, Kollef MH, Poulakou G. Principles of antimicrobial stewardship for bacterial and fungal infections in ICU. Intensive Care Med. 2017;43(12):1894-1897. doi:10.1007/s00134-017-4922-x
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão